Eventos com requinte suíço

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Marcela Munhoz

 Lucerna respira arte e música. Sede de um dos espaços mais modernos do mundo, o KKL (Centro de Convenções e Cultura de Lucerna), onde há grande auditório de concertos e museu de arte, inúmeras são as festividades marcadas para a cidade. Se pretende visitá-la nos próximos meses, é melhor se programar.

Um dos mais famosos é o Festival de Lucerna, série de concertos de música clássica que é feita durante a Páscoa, o verão e novembro. Já o Festival Internacional de Quadrinhos de Furnetto, um dos mais famosos do mundo, que apresenta a arte cômica independente e de vanguarda, é realizado em abril.

Para quem gosta de música, o Blue Balls Festival, que acontece em julho, é importante evento em que estrelas internacionais sobem ao palco à beira do lago e no KKL. Em novembro há o Festival de Blues de Lucerna, no Grand Casino.

E, em agosto, o Festival da Noite de Verão, o Luzernfest, reúne pessoas de todas as idades na orla do lago para ouvir música de variados tipos, consumir nas barracas com comidas de diversas nacionalidades (alemã, indiana, suíça, árabe, entre outras) e aproveitar as noites, que demoram para escurecer.

Neste evento, em especial, é fácil notar a preocupação do suíço com o meio ambiente. A exemplo está a troca feita com o copo plástico de cerveja: se o consumidor se comprometer a devolvê-lo à barraca, a bebida custará apenas CHF 6 (R$ 21,3). Caso contrário, ela sai a CHF 8 (R$ 28,40). Lembrando que CHF são francos suíços.

CULTURAIS
Para quem quer conhecer a fundo as tradições suíças, no cantão do Valais, o mais montanhoso do país, ocorre de março a outubro as famosas batalhas de vacas, conhecidas como Combat de Reines. Nelas, os fazendeiros trazem suas vacas e as colocam para lutar em arenas. O prêmio? As melhores conduzirão os rebanhos na subida aos alpes no verão seguinte.

Já em Berna, na última segunda de novembro, é feito o famoso Mercado de Cebolas (Zibelemärit), evento com centenas de produtores da região para vender a iguaria e também várias especialidades feitas com cebola.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados