Berna, a capital

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Miriam Gimenes

Patrimônio da Humanidade da Unesco desde 1983, a cidade transpira história e tradições

Berna é inspiradora, em todos os sentidos.Capital da Suíça e Patrimônio da Humanidade da Unesco desde 1983, percorrer por suas ruas, principalmente o centro antigo, fundado no século 12, é um deleite para os olhos e a mente. Não fosse isso, o alemão Albert Einstein – que foi durante anos um de seus ilustres moradores – não teria ali desenvolvido a Teoria da Relatividade. Tanto que sua casa, que virou museu, é um dos inúmeros atrativos que a cidade oferece.

Vista de longe, Berna parece um amontoado de prédios antigos, com arquitetura medieval, escorados um no outro. E é só chegar perto deles, que permeiam o belíssimo Rio Aare – com 195 quilômetros de comprimento e de uma cor verde-água incrível –, para sentir a energia do lugar. É de arrepiar.

O mais incrível é que, no verão, o rio é usado como ‘a praia’ dos locais, além de meio de locomoção. Com mochilas impermeáveis nas costas, as pessoas atravessam a cidade sem usar nenhum meio de transporte, apenas os braços. Mas vale o alerta: a correnteza é forte.

Também chamam a atenção as fontes que estão espalhadas pela cidade. Além de oferecerem água potável, elas têm esculturas diferentes e cheias de significados. Em uma delas, onde um ogro come crianças, é usado pelas mães para amedrontar os filhos que não as obedecem. Os turistas também ficam boquiabertos com a beleza do relógio astronômico Zytglogge, de 1530, que de hora em hora apresenta suas ‘funções’. Vale parar para ver.

O Parque dos Ursos, animais símbolos da cidade, tem um ambiente em que eles podem escalar, pescar e brincar, e é o preferido das crianças. E, para ter uma vista privilegiada, vale visitar a Catedral, que permite o acesso à torre, ou dar uma passada no Jardim das Rosas.


Prepare-se para deliciosas degustações
Esqueça tudo o que você já experimentou de gostoso na vida. Na Suíça irá rever seus conceitos gastronômicos. Sim, porque lá tudo que é servido é delicioso e muito benfeito. Um prazer para o paladar, mas também preocupação com a balança.

Não é hora, no entanto, de pensar em calorias. Experimente visitar a fábrica dos tradicionais Kambly, na cidade de Trubschachen (a 40 minutos de Berna) para cometer o pecado da gula. São inúmeras varições deles, todos disponíveis para degustação. O melhor, é claro, é o mais antigo, chamado de Bretzeli, amanteigado e bem fininho, cuja lata custa cerca de R$ 39.

Agora, se a ideia é ver como era feito o queijo Emmental no século 17, visite a fábrica que fica em Burgdorf, ao Leste de Berna. Lá poderá colocar, literalmente, a mão na massa e ver a diferença entre o laticínio curado em quatro meses, oito meses e um ano.

E, se for para experimentar o melhor prato típico suíço, vá ao restaurante Lotschberg, na Rua Zeughausgasse, no Centro de Berna, e peça o Cordon Bleu, a R$ 149 (dá para duas pessoas) . É de comer rezando.

Viagem de carro tem vista privilegiada
Alugar um carro e desbravar as estradas suíças proporcionarão momentos inesquecíveis. Além de se deparar, em meio ao trajeto, com um campo de flores self-service (as pessoas colhem o que quiserem e deixam o pagamento em uma caixinha), dá para ver como moram os fazendeiros locais, com casas incrivelmente bem cuidadas, além de pontos históricos.

A começar pelo Castelo de Hallwyl, no extremo norte do Lago Hallwil, que tem 800 anos. Residência da Nobreza que teve participação em diversos ramos de importância para o país, o local foi restaurado em 1925 e é aberto à visitação, além de sediar eventos públicos.

No trajeto, aproveite também para escolher um dos restaurantes de beira de estrada que, além de oferecerem comida de primeira, alguns ostentam lindíssimas plantações de rosas.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados