Redescobrindo a bela Veneza

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Miriam Gimenes

Se Friedrich Nietzsche tivesse que escolher uma palavra que substituísse ‘música’ ele só conseguia “pensar em Veneza”. Já o jornalista e editor argentino Felix Fassone, que mora em Santo André, ]usaria o nome da cidade italiana para entrar no lugar de ‘arte’. Foi lá onde encontrou a inspiração para vernissage que fará hoje, a partir das 19h, na Galeria Spazio Surreale (Rua Caconde, 234), da exposição Per Venezia.

Ao todo são 25 obras (15 traços figurativos e 10 imagens em óleo), algumas feitas durante visitas à cidade, além de 10 frases personalidades famosas impactadas por Veneza. “Acho que todo mundo que chega pela primeira vez a Veneza se surpreende. E fui tomado por esse impacto, ainda mais porque a cidade reúne tudo o que eu gosto: arte, arquitetura, história, água, barcos e até cavalos, esses representados pelas estátuas que enfeitam a Basílica de San Marco. Veneza não é uma cidade comum, ela desnorteia, tem becos e em cada beco um surpresa, um detalhe”, diz Felix.

Os quadros em óleo foram batizados com nomes que remetem à imagem concebida pelo artista: Água, Sol, Noite, Entardecer ou locais da famosa cidade formada por centenas de ilhotas, como Giudecca, Lido. Os figurativos, feitos em nanquim, têm interferência com um pouco de óleo, café e vinho.

Ele, que está há 27 anos no Brasil e já fez gestão editorial publicações como Caras, Viver Bem e Contigo!, só agora decidiu mostrar seu talento como pintor. “Quando era criança, 7 ou 8 anos, participei de um concurso de desenho infantil na praça San Martin, no centro de Buenos Aires, onde ia brincar. Não lembro do resultado, mas é a primeira lembrança de meus desenhos. Quando entrei na faculdade de arquitetura, tive de exercitar mais o desenho e a figura. Mas nunca fui a uma escola de artes. Meu aprendiza do sempre foi autodidata.” A exposição poderá ser vista durante todo o mês de agosto, das 10 às 18h. Mais informações no telefone 3884-8449.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados