Mauá reverencia o circo

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Rodrigo Mozelli

''Senhoras e senhores, podem chegar. O espetáculo já vai começar.'' A tradicional saudação repetida por gerações sob as lonas dos picadeiros é o convite ideal para o 1º Encontro de Circo de Mauá – realizado pela secretaria de Cultura, Esportes e Lazer em parceria com o Sesc São Caetano e a Cia. Diálogos Acrobáticos – amanhã e domingo, das 10h às 20h, na Associação Cultural e Esportiva Nipo Brasileira de Mauá (Rua Mirassol, 113). O evento é gratuito.
E não são apenas números de circo, com participação de grupos e artistas da região, que o encontro reserva aos participantes. A ideia da prefeitura é a de aproximar a arte com os munícipes. “O papel da Secretaria é, principalmente, o de mediar estrutura e pedagogia. Unir nossos parceiros, com interesses em comum, para que possamos verificar a demanda desta linguagem para a cidade. Juntos, já iniciamos estudo para projeto permanente na área de circo”, afirma ao Diário o secretário de Cultura, Esportes e Lazer, Waldir Luiz da Silva.
Não há expectativa de público para o evento como um todo, mas sim por atividade. Cada workshop (como acrobacias de solo e aéreas e palestra sobre história e poética do circo) possui cerca de 30 vagas disponíveis; já espetáculos, como o Cabaré Mercosul</CF>, da Cia. Circo Delírio, Circus Song (Canto da Lona) e bate-papo com a pesquisadora Verônica Tamaoki suportam cerca de 100 espectadores. “Todos os nossos eventos são pautados pelo conceito da família. Números de estética tradicional à números com elementos contemporâneos compõe esta primeira edição do encontro. Que a família esteja presente, com olhos atentos”, diz o secretário.

CUSTO
Segundo Silva, os valores para realizar 1º Encontro de Circo de Mauá – que não foi informado – provêm de termo de cooperação técnica assinado entre a Secretaria de Cultura e a Cia. de Artes Primeiros Passos, um dos parceiros de projeto. Porém, 90% dos recursos necessários para a realização do evento se deu por meio de apoios e outras parcerias. Alguns convidados participam por meio do Prêmio Proac ICMS, enquanto o encerramento é do Sesc.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados