Maresias é logo ali

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Felipe Simões

 

Maresias, praia que ganhou status de cidade, mas faz parte do município de São Sebastião, no Litoral Norte, é destino bastante procurado na alta temporada, entre novembro e janeiro, mas também pode ser desfrutado na baixa temporada. Apesar de alguns dias frios nos meses de inverno, o bairro é perfeito para viagem de fim de semana, já que a temperatura costuma ser agradável – sem o calor insuportável do verão – e a praia não é lotada como na época do Natal ou do Réveillon, quando atrai grande parte dos 380 mil turistas que recebe durante o ano.

A aproximadamente 180 quilômetros de São Paulo, Maresias é opção relativamente próxima – a viagem de carro tem duração de cerca de 2h30 –, e reúne o melhor dos dois mundos: parte da estrutura de uma cidade grande e o conforto de um município pequeno.

Pelo bairro, existem diversas padarias, farmácias e mercados, o que facilita para quem está hospedado no local adquirir itens de última hora para cozinhar ou abastecer o frigobar dos hotéis e pousadas, que existem em abundância. A curta extensão da praia – quatro quilômetros – é outro fator benéfico, já que diversos lugares são acessíveis a pé ou não demoram mais do que cinco minutos de carro, meio de transporte mais utilizado, seguido de perto pela bicicleta.

Uma curiosidade para quem não mora na região são os pontos de referência utilizados pelos moradores locais. Ouvir um “te encontro na dez” não é incomum. Assim como os santistas se orientam pelo número dos canais da cidade, os habitantes de Maresias marcam encontros em uma das 21 entradas para a praia, já que entre a Avenida Doutor Fracisco Loup, principal via do local, e a areia há série de construções, entre as quais existem vielas de acesso à principal atração do bairro.

As areias claras e as águas cristalinas encantam ao primeiro olhar. Quem quiser descansar pode tomar sol, enquanto os mais dinâmicos têm a opção de praticar futevôlei, futebol, slackline, stand up paddle, flyboard ou dar uma ‘corridinha’.

Mas o esporte que faz parte da alma local é o surfe, cujo principal expoente é Gabriel Medina, campeão mundial no ano passado. Todos na vila parecem conhecê-lo ou já o viram pegar ondas com um amigo. Os relatos variam, mas todos têm um ponto em comum: a solicitude do filho mais ilustre de Maresias, que não se furta a tirar uma foto com os fãs ou autografar camisas, pranchas ou bonés.

Durante a noite é possível ver o céu estrelado – coisa rara em cidades grandes – e aproveitar os bares. Para quem quiser agitação mesmo, a tradicionalíssima Sirena, estimada como uma das mais badaladas casas noturnas da região, é a escolha.

Outro ponto positivo a favor do local é a simplicidade e a atenção de quem mora no bairro. Mesmo com muitos turistas, a população não hesita em apontar direções ou ajudar alguém em dificuldade. De sorrisos fáceis, os habitantes incorporam o estilo de vida mais relaxado tipicamente praiano, tornando o local casa também para os turistas que, assim como os moradores, amam a aura de Maresias.

Gastronomia é farta e surpreende
Quem for a Maresias não encontrará a mesma dificuldade em achar bons locais para matar a fome como costuma acontecer em outras praias ou cidades do Litoral Norte. Apesar de pacata, a praia dispõe de farta e variada culinária, passando por comidas tradicionais brasileiras até alta gastronomia italiana. A grande febre local é a culinária japonesa, que pode ser encontrada quase em cada esquina do bairro, com bastante diversidade de preços e opções de cardápio.

Para quem não dispensa o tradicional arroz com feijão, a pedida é o Terral. Um dos restaurantes mais tradicionais de Maresias. O estabelecimento carrega o nome do vento propício para formação de ondas na praia e oferece cardápio mais caseiro, com opções de carne, frango, peixe e batatas fritas, entre outros pratos típicos brasileiros. Comida a base de frutos do mar, claro, não poderia faltar. A decoração rústica, toda em madeira, ajuda a criar um ambiente familiar bastante agradável.

Outra opção tradicional de Maresias é o Kanaloa, que tem como vantagem estar na praia e contar com uma vista deslumbrante do mar azul. Por lá, também é possível encontrar pratos típicos brasileiros e frutos do mar, assim como pizzas. Quem preferir beliscar petiscos com os pés na areia conta com serviço de praia disponível aos clientes.

À noite, a Empanadas Tucumanas é ótima opção para refeição leve em ambiente aconchegante. As empanadas, comida típica de alguns países da América do Sul, são recheadas no ponto certo e têm massa deliciosa. Mas não poderia ser diferente: os proprietários são argentinos da província de Tucumán e apresentam todo o expertise na produção do alimento – a receita mais tradicional é a de carne cortada em cubos com cebola. Além disso, há venda de alfajores, popular doce argentino.

Quem não dispensa massa italiana precisa conhecer o Ristorante Mergellina. Extremamente aconchegante, o local é comandado pelo chef napolitano Vincenzo Vessicchio, que cuida de todo o processo na cozinha. As massas, os molhos e praticamente todo ingrediente que precisa ser processado passa pelas mãos do italiano, que demonstra amor fora do comum para cozinhar. A entrada com quatro formas diferentes de preparo de berinjela no pão italiano é bastante saborosa, assim como os pratos.

Uma ótima pedida é a combinação de medalhões de filé mignon com nhoque ao pesto, ambos temperados no ponto certo. O linguado recheado acompanhado de risoto também é fenomenal. Mas o mais incrível é a sobremesa de torta caprese sem farinha com castanha do pará e calda de chocolate, algo que só um chef de Nápoles seria capaz de preparar.

O jornalista viajou a convite da Associação das Pousadas e Hotéis de Maresias.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados