Claudia Raia em resumo

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Marcela Munhoz

Se para alguns o tempo voa como um tufão, para Claudia Raia ele, simplesmente, passeia como uma brisa. A ótima forma física – modelada em mais de 1 metro só de pernas – combinada à sua eterna peraltice juvenil, ao seu minucioso profissionalismo e à sua paixão pelo ofício fazem da atriz de 48 anos um ''espanto'' de pessoa, de forma positiva, claro.

Não à toa que a vida da atriz, bailarina e cantora resultou em roteiro para um espetáculo que conta sua trajetória na carreira artística. Ela comemora três décadas de palcos em Raia 30, o Musical, cuja estreia está marcada para sexta-feira no Theatro Net – Shopping Vila Olímpia (Rua Olimpíadas, 360), em São Paulo. A temporada segue até 17 de outubro, com sessões às quintas e sextas (21h), aos sábados (18h30 e 21h) e aos domingos (18h).

O ator e amigo Miguel Falabella foi quem ganhou a missão de visitar o passado e resgatar os momentos mais marcantes de Raia. José Possi Neto é quem comanda o show na cadeira de diretor. “O espetáculo é uma celebração ao teatro, à dança e, principalmente, aos sonhos de Claudia, que fica praticamente o tempo todo em cena. Ela está muito engraçada e emotiva”, conta Possi.

A emoção se deve, em parte, à homenagem da atriz para a mãe Odette e para a irmã Olenka, que foram suas maiores incentivadoras em relação ao balé clássico, arte que começou aos 13 anos. “É como se os trechos do musical se dividissem em portas e lá estivessem estilhaços de memória. Funciona um pouco como a minha cabeça. Vivo como se estivesse em um musical, é uma loucura”, resume Claudia.

As mais de 400 horas de ensaio são colocadas à prova em musical de uma hora e meia de duração, oito cenários, 14 atores em cena, mais de 200 figurinos, sendo dez trocas de roupa só da protagonista. Tudo isso para contar passagens como sua ida a Nova York, sua experiência com o corpo de baile do teatro argentino Cólon; seus grandes encontros, como com o coreógrafo Lennie Dale e o diretor de TV, Walter Clark; sua inesquecível trilogia musical Não Fuja da Raia, Caia na Raia e Nas Raias da Loucura, na década de 1990; a participação em musicais clássicos, citando alguns como Chorus Line (1984) e Cabaret (2011); e alguns personagens mais caricatos da televisão, como Tonhão (TV Pirata) e Tancinha (Sassaricando).

“O musical tem tons de vários personagens, mas, pela primeira vez, estou apoiada só em mim, na minha própria história. E isso é mais difícil. Estou em cena do mesmo jeito que vivo meu dia a dia. É um brinde com o público. Quero que a plateia se sinta como estivesse na minha casa”, conclui a artista, que avisa: “Quando eu fizer 80 anos, prometo um Raia que o Parta. Nesse vou contar e revelar tudo, até coisas íntimas”, brinca.

Raia 30, O Musical – Musical. De 24 de julho a 17 de outubro. Quintas e sextas, às 21h; sábados, às 18h30 e 21h; e domingos, às 18h. Theatro Net – Shopping Vila Olímpia – Rua Olimpíadas, 360. São Paulo. Os ingressos custam de R$ 25 a R$ 200 e podem ser adquiridos no site www.ingressorapido.com.br ou pelo telefone 4003-1212.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados