Edição especial com 600 atividades esotéricas ocorre em dois finais de semana e espera 80 mil visitantes a partir desta sexta-feira (16) em Santo André
A tradicional “vila inglesa” em Santo André, Paranapiacaba, recebe a partir de hoje a Convenção de Bruxas e Magos. Em celebração às duas décadas de realização do evento de espiritualidade e magia, a iniciativa intensificou a quantidade de atrações, além das datas de realização (também nos dias 17, 18, 24 e 25) e se prepara para receber cerca de 80 mil pessoas, segundo a idealizadora Tânia Gori.
Para a andreense de 55 anos, que também criou no Centro da cidade a Casa de Bruxa (Universidade Livre Holística), o marco de 20 anos segue como uma forma de romper o preconceito em relação à bruxaria e atrair holofotes “a um dos principais pontos energéticos do mundo”. “Paranapiacaba é um caldeirão: está no meio de vales, tem a atmosfera das nascentes e da neblina. Só que na primeira edição (2003), apenas 25 pessoas toparam participar do projeto, porque muitos desconheciam ou torciam o nariz quando mencionei o local e a ideia. Então, chegar neste aniversário é a vitória de colocar a vila no radar do mundo”, comenta ela, que já confirmou para esta edição a participação de magos e curiosos da Alemanha, Chile, Uruguai e Paraguai.
O reconhecimento fez com que a Associação Brasileira de Bruxaria se engajasse no projeto - junto ao apoio da Subprefeitura de Paranapiacaba e Parque Andreense, o que concentrará a participação de 500 profissionais durante os cinco dias de convenção neste ano. A equipe oferecerá ao público mais de 600 atividades, entre astrologia, cartomancia, constelação familiar, nutrição energética, confecção de bonecas ancestrais, assim como palestras, rituais, danças e shows.
Outro diferencial da programação fica por conta do enfoque na Mitologia Brasileira. Para tanto, a própria abertura, marcada para hoje, às 20h, no Locobreque da vila, será a Procissão Encantados Brasileiros e à Santa Sarah (padroeira dos povos ciganos). A escolha, de acordo com Tânia, honra a origem de boa parte dos wiccanos - praticantes da religião neopagã seguida majoritariamente pelos bruxos. “Eu mesma sou bisneta de uma wiccana, que passou às gerações seguintes o conhecimento de cristais e ervas. Não sabia que isso se chamava bruxaria, era minha realidade. Foi assim que começou uma jornada de desmistificação para mim e muitos outros bruxos, o que esbarra com o propósito da própria Convenção de Bruxas e Magos, neste foco de expor uma filosofia de vida”, declara.
Ainda de acordo com a andreense, outro detalhe será “um diferencial filosófico” na celebração dos 20 anos do encontro: a lua cheia. “Na primeira edição, escolhemos maio por ser um mês encantado. Consideramos o mês do amor, tanto que, no próprio calendário, esta faceta se expressa com o Dia das Mães e elevou estes dias para o Mês das Noivas. Mais especialmente em 2025 temos uma lua cheia no signo de Touro, o que favorece a expansão da harmonia entre as pessoas”, comemora.
A Convenção de Bruxas e Magos acontece na parte baixa de Paranapiacaba. Para chegar ao trecho de carro, é indicado acessar o km 29 da Rodovia Anchieta e entrar na Estrada Velha de Santos. Na altura do km 33, os motoristas podem pegar a Rodovia Índio Tibiriçá até o km 45,5. A seguir, basta seguir pela estrada da SP-122 até o destino.
Já na esccolha de transporte público, os visitantes podem contar com duas linhas intermunicipais da Next Mobilidade. A linha 040 sai do Terminal Santo André Leste - em um trajeto de 1 hora e 25 minutos até a vila; enquanto a linha 424 parte da estação Rio Grande da Serra, com duração de 20 minutos.
A programação completa do evento está disponível em www.convencaodebruxas.com.br. A doação de um quilo de alimento não perecível também é desejável, para destinação ao Fundo Social de Solidariedade andreense.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.