Santo André ganha Virada Poética Cultural

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Vinícius Castelli

A arte estará nas ruas de Santo André neste fim de semana. Das 11h de amanhã e seguirá até as 2h do domingo, a cidade recebe a primeira edição da Virada Poética Cultural. As atrações acontecem na Concha Acústica, na Praça do Carmo, no Teatro Municipal e no saguão do espaço (Praça 4º Centenário). Serão 16 horas com diversas linguagens artísticas e tudo gratuito.

As atividades têm início na Concha Acústica. Dança, música e muitos contadores de ‘causos’ estão na agenda. Entre os convidados está o mestre Ditinho, que, acompanhado de cerca de 35 pessoas, apresenta a Congada do Parque São Bernardo. Para Ditinho, o evento é importante para mostrar as manifestações tradicionais da cultura nacional. “Essa linguagem, mais tradicional, está ao redor das outras. Tem de fortalecer”, diz.

Os repentistas nordestinos Peneira e Sonhador também estão na programação. Outro que não fica de fora é o cordelista, poeta e escritor de Diadema Moreira do Acopiara. O artista, que acaba de lançar o livro infantil O Que é Cultura Popular?, aproveita para fazer recitais de poesia. “Só tenho a agradecer pelo convite. O evento serve para mostrar a cultura brasileira. Isso só soma. leva cultura e entretenimento para gente que não tem acesso à boa cultura, como a congada, o maracatu e o forró pé de serra”, diz Acopiara.

Já a programação no saguão do Teatro Municipal tem início a partir das 16h. A escritora Denise de Oliveira Masselco cuidará de divertir as crianças com histórias e livros. A Orquestra Juvenil Locomotiva, trabalho social realizado com jovens do Parque João Ramalho, também ocupa o espaço. Dança contemporânea e sapateado não ficam de fora.

Destaque fica por conta da Ossa (Orquestra Sinfônica de Santo André), às 20h, no teatro. Com regência do maestro Abel Rocha e participação especial do pianista Pablo Rossi, os músicos apresentam programa que conta com Concerto nº 1 para Piano e Orquestra, de Johannes Brahms, e a Sinfonia nº 3 Eroica, de Beethoven. Para quem quiser um bocado de gastronomia, o programa inclui quatro foodbike, que estarão na entrada do saguão do teatro. Sopas servidas no pão, strudel salgado e doce são opções. Cupcake, bolo de pote e pudim também estão no cardápio.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados