Para torcer com gosto

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Heloisa Cestari

Impossível torcer nos jogos da Copa sem um petisco para acalmar o estômago e controlar o nervosismo. Seja qual for o time da vez, pipoca, amendoim, churrasco e salgadinhos de todos os tipos estão sempre presentes no menu do torcedor doméstico. Mas há várias outras formas de assistir às partidas com gosto sem exagerar em frituras, açúcares, álcool e afins. Para que a circunferência abdominal do espectador não fique tão redonda quanto a Brazuca que rola nos gramados, chefs do Vigilantes do Peso e da Lightsweet desenvolveram receitas práticas de quitutes fartos em sabor e com poucas calorias. Outros apostaram em ingredientes tipicamemte nacionais – como mandioca, carne-seca e até feijoada – para mostrar ao mundo que o Brasil também bate um bolão na cozinha. Confira algumas receitas a seguir, chame os amigos e boa torcida!

 

Croquete do Brasil leva mandioquinha na massa. Fotos: Divulgação

Croquete do Brasil
(Bunge Brasil)

Rendimento: 5 porções
Ingredientes: 400 g de mandioquinha; 1 cebola picada; 200 g de linguiça calabresa moída; 1 e 1/2 colher (sopa) de margarina Primor; 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado; 1 colher (sobremesa) de fermento em pó; ovo e farinha de rosca para untar o croquete; óleo de soja; sal e salsinha picada a gosto.
Modo de preparo: Cozinhe as mandioquinhas descascadas em água e sal até que fiquem macias. Amasse-as ainda quentes. Em uma frigideira quente, frite a cebola e a calabresa na margarina até que fiquem bem sequinhas. Junte com a mandioquinha e misture o parmesão, o fermento, o sal e a salsinha até obter uma massa homogênea. Modele-a no formato de croquetes, passe nos ovos batidos e na farinha de rosca, e leve para fritar no óleo aquecido em fogo médio-alto.

 

Bolinhas de frango com cream cheese
(Vigilantes do Peso)


Rendimento: 8 porções
Tempo de preparo: 35 minutos
Calorias: 86 (3 bolinhas)
Ingredientes: 2 filés de peito de frango cozidos e cortados em cubos (220 g); 1/4 de xícara (chá) do caldo de cozimento do frango; 4 colheres (sopa) de cream cheese light;
4 colheres (sopa) de farinha de rosca; 1 ovo mais 1 clara de ovo levemente batidos; 1/4 de colher (chá) de pimenta-do-reino; 2 colheres (sopa) de salsa picada.
Modo de preparo: Preaqueça o forno a 220°C. Unte uma assadeira média com óleo em spray. Em um liquidificador ou processador de alimentos, triture o frango com o caldo do cozimento, até que fique bem picado. Transfira para uma tigela média. Adicione o requeijão, a farinha de rosca e o ovo. Tempere com a pimenta e a salsa. Com o auxílio de uma colher, modele 24 bolinhas. Arrume-as na assadeira untada. Asse por aproximadamente 20 minutos, até que estejam douradas, virando-as na metade do tempo para que dourem por igual.


Empanados de abobrinha com molho de mel e mostarda
(Vigilantes do Peso)

Rendimento: 8 porções
Tempo de preparo: 55 minutos
Calorias: 131 - 6 tiras com uma colher (sopa) de molho
Ingredientes: 1/4 de xícara (chá) de farinha de trigo integral; 1/4 de colher (chá) de sal; 1 pitada de pimenta-do-reino; 1 xícara (chá) de farinha de rosca; 1/4 de colher (chá) de alho desidratado; 1/4 de colher (chá) de páprica; 1/4 de colher (chá) de orégano seco; 3 claras de ovo batidas; 4 abobrinhas médias cortadas em palitos de 2 cm a 3 cm; 6 colheres (sopa) de maionese light; 1 colheres (sopa) de mel; 1 colheres (sopa) de mostarda Dijon.
Modo de preparo: Preaqueça o forno a 200°C. Unte uma assadeira com óleo em spray. Em um prato, misture a farinha de trigo, o sal e a pimenta-do-reino. Em outro, coloque a farinha de rosca, o alho, a páprica e o orégano. Ponha as claras de ovo em um terceiro prato. Passe a abobrinha pela farinha de trigo, depois nas claras de ovo e, por último, na farinha de rosca, virando para cobrir por inteiro. Arrume as tiras de abobrinha na assadeira, em uma única camada, e unte-as com óleo em spray. Asse por cerca de 40 minutos, virando uma ou duas vezes durante esse tempo, até que estejam douradas. Enquanto isso, em uma tigela pequena, misture a maionese, o mel e a mostarda. Sirva as tiras de abobrinha com o molho.


Caipiroska de limão e hortelã, do Vigilantes do Peso, tem apenas 109 calorias

Caipiroska de limão e hortelã
(Vigilantes do Peso)

Rendimento: 2 porções
Tempo de preparo: 5 minutos
Calorias: 109 (1 copo)
Ingredientes: 1 colher (sopa) de açúcar mascavo; 30 ml de rum; 30 ml de gim; 2 colheres (sopa) de hortelã fresca picada; 2 limões cortados em pedaços; 250 ml de água mineral com gás.
Modo de preparo: Em uma coqueteleira, coloque o açúcar mascavo, o rum, o gim, a hortelã e alguns cubos de gelo. Esprema o suco dos pedaços de limão e adicione-os junto com as cascas à coqueteleira. Misture bem. Despeje nos copos e cubra com a água com gás.


Canapé bolinha de sweet grape

(nutricionista Ana Cláudia Montezino)


Ingredientes: 1 caixa de tomate sweet grape; 150 g de ricota; 50 g de azeitonas pretas sem caroço; 1 maço de manjericão.
Modo de preparo: Colocar no mixer a ricota, as azeitonas pretas e folhas de manjericão (na quantidade que desejar para dar um gostinho). Bater rapidamente para formar uma pasta e não deixar líquido. Cortar os tomates um a um, mas não na metade, pois é só para tirar a tampinha. Rechear cada tomate com a pasta pronta. Enfeitá-los com uma folhinha de manjericão.


Triângulos do mar
(nutricionista Ana Cláudia Montezino)

Ingredientes: Pão sírio; 1 lata de atum; creme cottage; molho de tomate caseiro; tomate sweet grape; anéis de cebola; azeite extravirgem; pimenta-do-reino e sal a gosto.
Modo de preparo:



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados