Ganhando o mundo

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Miriam Gimenes e Vinícius Castelli

O conceito do Eataly não poderia ter surgido em outro local que não na própria Itália, claro. A ideia nasceu em 2004, mas foi só três anos depois, em 2007, que a primeira loja foi fundada, em Torino, Norte do país, por Oscar Farinetti.
A moda pegou e os italianos, como bons apreciadores de gastronomia que são, aprovaram a loja, tanto que hoje em dia, a Itália conta com 15 unidades da Eataly. De lá para cá, a empresa adquiriu ações de empresas alimentícias. Hoje é parceira de mais de 19 delas. Entre as produções estão vinhos, carnes frescas, carnes curadas, queijos, massas, doces, entre outros.
 
Além disso, a Eataly resolveu ir além, estudou e se planejou e soma 29 lojas ao redor do globo. Além da unidade paulistana, única da América do Sul, nove delas estão no Japão, duas nos Estados Unidos, uma em Dubai e outra em Istambul.
 
De acordo com o gerente da unidade brasileira, Luigi Testa, todas as lojas têm basicamente a mesma disposição. “Adaptamos algo para o Brasil, mas o modelo é sempre o mesmo no mundo todo”, afirma. “São Paulo é a Nova York da América do Sul”, diz o gerente, a respeito da escolha da cidade para se criar a loja brasileira.
 
Para os planos futuros – em três anos – estão a abertura de outras duas Eatalys na Itália. Uma em Verona e outra em Trieste. Os alemães também devem deixar um pouco de lado pratos como schweinshaxe (joelho de porco) e weißwurst (salsicha branca) e se debruçar em belos pratos de macarronada com manjericão e queijo parmesão. Munique também receberá um pouco desse universo italiano.
 
A capital britânica Londres, a iluminada e charmosa Paris, na França, e Moscou, na Rússia, também estão na lista de empreendimentos. Todas essas cidades terão filial da Eataly. Longe dali, nem Seul vai escapar de ter uma loja. A América do Norte não fica de fora. Os dois opostos norte-americanos terão Eatalys: Nova York e Los Angeles. As cidades de Filadélfia e Boston também. Até os canadenses de Toronto poderão mergulhar nesse universo colorido e saboroso oferecido pela gastronomia italiana. Agora é aproveitar sem medo de se deliciar, seja lá onde for.



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados