Passeio por Guararema

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Rodrigo Mozelli

 Situado a 80 quilômetros de São Paulo, o município de Guararema é um dos poucos do Estado de São Paulo que ainda preserva sua história e, principalmente, seus trechos de mata. Os cerca de 25 mil habitantes podem desfrutar de diversos pontos turísticos, sejam eles feitos pelo homem ou obras da natureza. O local faz parte do projeto Roda SP, que promove o turismo em cidades interioranas e litorâneas do Estado (saiba mais abaixo).

Em seu passado, a Estância Turística – considerada um dos melhores lugares para se viver – virou destaque em 1565, quando o explorador português Brás Cubas encontrou jazidas de ouro nas terras da cidade. Aos poucos, pessoas foram atrás da pedra preciosa, fazendo Guararema se tornar município em 1901. Hoje em dia, vive do plantio de banana e do turismo.

Uma parada obrigatória na cidade é o Parque Municipal da Pedra Montada, que tem esse nome por conta de ‘escultura’ feita pela natureza, na qual grande pedra jaz em cima de outra, sem se desequilibrar. Não se sabe como isso aconteceu, nem como as demais rochas que fazem parte do parque chegaram lá, mas especula-se que, há muito tempo, o local era mar, que foi se elevando até ganhar suas características atuais. Mas o parque não tem só isso. Ele também possui trilhas, parquinho e lanchonete.

Outra visita essencial é a Ilha Grande, situada no meio do Rio Paraíba do Sul (que desemboca no Rio de Janeiro). No passado, a ilha foi habitada por três gerações de uma mesma família que, em 2004, fez acordo com a prefeitura de Guararema e tornou o local público para visitação, que construiu uma ponte para facilitar o acesso.

Atualmente, somente capivaras, jacus, peixes, esquilos e outros animais silvestres habitam estas terras. Lá, dá para ter bastante contato com a natureza, alimentar os peixes e contemplar o totalmente limpo rio Paraíba do Sul. Ainda há espaço reservado à leitura e celebrações.

O centro do município também é outra peculiaridade. Tomado por casas e prédios históricos que datam do século 19 e que contrastam com construções recentes de grande beleza arquitetônica, conta ainda com belas praças e o Centro Artesanal Dona Nenê, homenagem à ex-professora da cidade e que era uma das principais artesãs de Guararema. Também não dá para não experimentar a paçoca da Dona Ruth e o pastel de costela, que só se encontra por lá.

O PROJETO
Guararema é uma das cidades a aderir ao programa Roda SP, projeto que existe há três anos e que é custeado pelo Governo do Estado de São Paulo. Atualmente, nove locais fazem parte da rota. Entre eles, Ribeirão Pires, o único do Grande ABC. Até o dia 28, moradores poderão sair de Ribeirão e fazer dois roteiros: Ribeirão Pires-Suzano e Ribeirão Pires-Magic City.

Além desses, outros 12 itinerários fazem parte do Roda SP, todos com ônibus e guias turísticos. E o melhor: tudo isso por somente R$ 10. Para conhecer as outras cidades que fazem parte do projeto e os demais roteiros de visita, bem como para comprar o ingresso, acesse: www.rodasp.com.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados