Feirão de talentos

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Vinícius Castelli

 Explosão de diversidade e celebração da arte. No sábado, o Grande ABC recebe encontro de linguagens artísticas na primeira edição do Sambaqui – Feira da Literatura Independente, que toma conta da Biblioteca Paulo Harris (Av. Dr. Augusto de Toledo, 255. Tel.: 4229-1214), em São Caetano, das 9h às 16h, com entrada gratuita.

Organizado pelo escritor e jornalista Nelson Albuquerque Jr, ao lado da também escritora Maitê Andorra e da bibliotecária Ana Maria Guimarães Rocha, por meio da Academia Popular de Letras, o Sambaqui dá espaço aos artistas da região e da Capital. Os visitantes poderão viajar livremente em universos como o grafite, poesia, literatura, cordel, fotografia, ilustrações, xilogravura, poema musicado, roteiro de filmes e tudo mais o que a imaginação artística permitir. É o encontro do novo com o tradicional.

Maitê conta que a ideia de realizar esse encontro surgiu quando fez a Oficina de Escrita Criativa de Nelson Albuquerque Jr. e de Antonio Cazzali, em 2014. “Vi que tinha muito potencial nos alunos e poucos meios para realizarmos o projeto de um livro, por exemplo. Falei com o Nelson e ficamos durante meses trocando ideias e visitando outros eventos similares, como a Feira Plana, em São Paulo. Conseguimos ir moldando aos poucos a Sambaqui, dentro da nossa proposta e condições. E não demorou muito, pois a ideia fluiu rápido e foi além do que imaginamos inicialmente”, explica a organizadora.

No total, serão cerca de 45 participantes, entre escritores, poetas, artistas plásticos, fotógrafos, editoras, fanzine e publicações literárias, tudo dentro do universo literário. Entre os confirmados estão os poetas andreenses Zhô Bertolini e Jurema Barreto de Souza e os ilustradores do Diário Seri e Fernandes. O xilogravurista Moreira do Acopiara, de Diadema, também participa do encontro. Albuquerque conta que a aceitação dos artistas convidados foi imediata. “Depois, com o início da divulgação, passamos a receber pedidos de participação. Decidimos disponibilizar uma mesa livre para que artistas independentes que visitarem o evento possam expor ali os seus trabalhos.”

Para Zhô Bertolini, esse tipo de evento é importante para que o artista possa mostrar seu trabalho e para que a arte fortaleça. “Coisas assim cabem em todos os lugares. A iniciativa é muito boa”, diz. “Levarei o livro Vagamundo e a Jurema levará Policromia, que são nossos mais recentes trabalhos”. Já o ilustrador Seri mostra ao público o livro Bichos, Homens e Deuses. “Cada pessoa que comprar ganha uma caricatura na hora na obra”, revela. Para ele, este evento, com tanta linguagem, serve para mostrar que “estamos em um momento em que as pessoas têm de respeitar todo tipo de diversidade.” Mais informações no Facebook (Feira-Sambaqui).




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados