Pizza Gourmet

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Miriam Gimenes

A origem da pizza ainda é uma incógnita. Há quem diga que quem criou foram os egípcios, outros, que foram os gregos. O fato é que a ‘redonda’ chegou na Itália pelo porto de Nápoles, conquistou algumas adaptações, rompeu os limites do Velho Continente e ganhou o mundo. Uma vez no solo verde e amarelo, trazida pelos imigrantes italianos, caiu no gosto popular. Tanto que tem um dia comemorativo, em 10 de julho. Só que, como todo brasileiro gosta de dar seu ‘tempero’ particular às receitas, aqui ela não se restringe mais ao molho de tomate, muçarela e orégano.

Há algum tempo, as pizzarias têm investido em misturas diferenciadas em seus recheios. Criaram, assim, as chamadas pizzas gourmets – sim, depois dos lanches, pastéis, entre outras iguarias, elas também caíram no tal do ‘raio gourmetizador’. O que chama a atenção nestas receitas é a combinação de ingredientes, na maioria das vezes, com a escolha de itens sofisticados. Confira, a seguir, algumas ideias de recheios e tire suas próprias conclusões sobre as misturas. Não vai se arrepender. 

 
Pizza Campinas 
(Piola)
Ingredientes: Massa, molho de tomate, 150 g de cream cheese, 40 g de salaminho picante, 100 g de tomate fresco, 40 g de rúcula.
Modo de preparo: Distribua os ingredientes de forma uniforme na sequência acima.
 
Pizza de Queijo
Brie com Mel
(Eco Pizzaria Jardim)
Ingredientes: 400 g de muçarela de búfala; 300 g de queijo brie; 100 g de amêndoas; mel; molho de tomate; orégano; azeitonas. 
Modo de preparo: Distribua o molho de tomate sobre a massa, a muçarela, o queijo brie, em seguida as amêndoas, o mel e o orégano. Coloque as azeitonas após assar. Preaqueça o forno em temperatura máxima em torno de uns 10 a 15 minutos.  Asse a pizza em temperatura de 200°C, durante cerca de 20 minutos. 
 
Pizza Arezzo 
(Piola)
Ingredientes: Massa, molho de tomate, 120 g de tomate seco cortado, 150 g de muçarela, 70 g de carciofini (alcachofrinhas em italiano), 70 g de cogumelo Paris, azeitonas e manjericão. 
Modo de preparo: Distribua os ingredientes de forma uniforme de acordo com a sequência acima. Somente as azeitonas e o manjericão devem ser distribuídos sobre a pizza após tirar do forno. 
 
Pizza Vinovo
(Piola)
Ingredientes: Massa, molho de tomate, 240 g de cream cheese, 100 g de peito de peru defumado, 70 g de tomate cereja e orégano.
Modo de preparo: Distribua os ingredientes de forma uniforme na sequência acima.
 
Pizzade Queijo Brie com Geleia de Pimenta
(Eco Pizzaria Jardim)
Ingredientes: 500 g de queijo brie; 150 g de geleia de pimenta; 250 g de manga fatiada; orégano; azeitonas e molho de tomate.
 
 



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados