Lugar de mulher é na... oficina!

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Raija Camargo

Mulher no volante sofre machismo constante. Embora diversas pesquisas apontem que nós estejamos bem mais preparadas para o trânsito do que eles – segundo dados de seguradoras de veículos, o valor cobrado para mulheres é até 10% menor do que para homens, que são os responsáveis por 71% dos acidentes de trânsito –, ainda somos alvos de piadinhas e de orçamentos mal-intencionados quando procuramos a ajuda profissional. Aos ‘espertos’ de plantão, um aviso: não só entendemos dos possantes como estamos preparadas para manuseá-los em qualquer situação.

A D'Paschoal, uma das maiores redes de serviços automotivos, oferece um curso de mecânica básica para mulheres ­– gratuito se for grupo entre oito a 12 amigas ­–, ensinando como sair de ‘perrengues’ e ter cuidados com a manutenção, dicas sobre segurança, conservação, direção defensiva, troca de peças na hora certa, como pneus, suspensão, amortecedores, baterias e freios. E não pense que a aula é só teórica. Depois dos ensinamentos de quase três horas em sala de aula, as motoristas são convidadas a colocar, literalmente, a mão na massa.

A Dia-a-Dia revista conferiu e aprovou. Comecei a dirigir há pouco tempo e já passei por situações complicadas. Em uma delas, ao final de um dia de trabalho, percebi que havia deixado o farol aceso por horas e, é claro, acabei com a bateria. Por sorte um colega me ajudou e fez a famosa ‘chupeta’, que nada mais é do que a ligação direta entre a bateria de um carro que está funcionando com a arriada. Claro que ele se sentiu o salvador da mocinha indefesa. Agora não mais. Pelo menos com o básico, que compartilho abaixo, já consigo me virar. Confira, a seguir, algumas dicas:

 

Sistema de rodagem 

Conjunto de pneus, rodas e válvulas de segurança (bicos). Reponha os pneus por outros de mesma medida, ou da medida opcional recomendada pelo fabricante do automóvel.  Observe se o desenho da banda de rodagem ( parte do pneu que proporciona tração, frenagem e dirigibilidade) é compatível com o tipo de solo utilizado. (ex.: asfalto ou terra).
 
O pneu careca
 
Para saber se o seu pneu está careca, observe os sulcos (canais na banda de rodagem que melhoram a estabilidade de condução e capacidade de frenagem e são desenhados para escoar a água em dias chuvosos).  Em algumas marcas, dentro deles possuem indicadores em alto relevo que são parâmetros: se a banda de rodagem chegar no nível deles, é hora de trocar o pneu. Verifique também a pressão de ar semanalmente, e o faça sempre com os pneus frios.
 
Válvula de segurança
A válvula de segurança permite o enchimento e a manutenção da pressão dos pneus. Mantenha sempre elas tampadas e livres de sujeira. Verifique se há ressecamento na borracha e substitua  as válvulas sempre que trocar os pneus.
 
Balanceamento 
O balanceamento ‘equilibra’ o conjunto roda/pneu. Deve ser feito a cada troca de pneus, a cada 10 mil quilômetros rodados e aos primeiros sinais de desgaste ou vibração irregular da banda de rodagem.
 
Alinhamento
É o ajuste da posição das rodas na suspensão para garantir conforto, segurança e estabilidade ao dirigir, evitando que o veículo puxe a direção para um dos lados, e que haja desgaste irregular ou prematuro dos pneus. O alinhamento deve ser feito a cada troca de pneus, quando eles apresentarem desgaste irregular ou assim que começar a puxar para um dos lados.
 
Sistema de suspensão
Os amortecedores são responsáveis por controlar o movimento das molas no veículo, fazendo com que o pneu mantenha o máximo de contato com o solo. Amortecedores em mau estado desgastam os pneus e as peças da suspensão, causam desconforto e insegurança ao dirigir e perigo ao frear.
 
Sistema de freio
Os principais indícios de problemas no freio do seu carro são: pedal de freio baixo; assovios quando o freio é acionado; alavanca de freio de mão alta; vazamento nos cilindros; luzes internas de advertência acesas; nível do fluido para freio abaixo do mínimo; trepidação no volante quando acionado o freio; veículo puxa para um dos lados quando acionado o freio. 
 
Sistema elétrico
É o responsável pela alimentação de todos os componentes elétricos e eletrônicos do veículo, como ar-condicionado, luzes internas, computador de bordo, vidros elétricos etc. Também comanda a partida no carro. É na bateria que a energia fica guardada e, para mantê-la sempre em ordem, verifique se existe oxidação nos polos, certifique-se de que esteja bem fixada e faça uma revisão periódica no sistema elétrico.
 
Sistema de motor
O motor é o coração do veículo. É importante sempre verificar os níveis de óleo lubrificante, o nível de água do radiador e o estado dos filtros (de óleo, ar e combustível).
 
Como trocar  pneu?
Procure estacionar em lugar plano e seguro. Coloque o triângulo de sinalização para a sua segurança e dos demais motoristas. Pegue as ferramentas necessárias (a chave hidráulica e o macaco de rodas). Com o macaco hidráulico levante o veículo um pouco acima do chão, posicionando a ferramenta bem próxima à roda. Depois use a chave de roda para desparafusá-lo e retirá-lo do eixo girando as porcas no sentido anti-horário. Faça o encaixe do estepe e parafuse-o, girando as porcas no sentido horário. Assegure que a roda tenha ficado bem presa ao veículo. Caso sinta insegurança em realizar a troca, acione a seguradora. A maioria oferece o serviço.



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