Encanto com novos nomes da arte brasileira

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Rodrigo Mozelli

A Cultura brasileira é muito rica desde seus primórdios. A arte, por exemplo, passou por diversos momentos. Hoje, vivemos a arte contemporânea. Muitas pessoas não compreendem o que é esta manifestação humana. Por isso, a Mostra Coletiva Marcantonio Vilaça procura situar melhor o visitante, segundo seu curador, Marcus Lontra. “Ela apresenta panorama amplo da realidade contemporânea brasileira. É mostra dinâmica e diferente. As obras se dialogam”, diz.


A exposição conta com peças (fotografias, pequenos objetos etc) de 30 artistas de diversas partes do País escolhidos na quinta edição do Prêmio CNI Sesi Senai Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas, e está em cartaz no MAC (Museu de Arte Contemporânea) da Universidade de São Paulo (Av. Pedro Álvares Cabral, 1.301), em São Paulo, até dia 6 de dezembro, com entrada gratuita. “Queremos mostrar que estes trabalhos são fundamentais para a Educação brasileira”, diz o curador.


A CNI (Confederação Nacional da Indústria) entregou, no próprio museu, as premiações aos vencedores do quinto CNI Sesi Senai Marcantonio Vilaça Para as Artes Plásticas. Virginia Medeiros, da Bahia, Berna Reale, do Pará, Grupo EmpreZa, de Goiás, Nicolás Robbio, de São Paulo, e Gê Orthof, do Distrito Federal, foram os contemplados na edição 2015, dentre 600 inscritos e indicados por diversos curadores presentes em cada região brasileira. “Foi um processo longo e original. Nossa ideia era garantir representatividade nacional o máximo possível, pois a arte brasileira é muito complexa”, afirma Lontra.


A exposição também conta com peças de Amélia Toledo, que recebe homenagem. “É privilégio rever obras da Amélia. A considero uma das maiores artistas de todos os tempos”, conta o curador, que também dá ‘lição de arte’: “Ser contemporâneo não significa ter 30 anos. A homenageada tem 89 e, mesmo assim, é contemporânea. A arte é transgeracional.”

Mostra Coletiva CNI Sesi Senai Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas – Exposição. Até dia 6 de dezembro. Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo – Av. Pedro Álvares Cabral, 1.301. São Paulo. Grátis.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados