Conhecendo São Paulo além do olhar rápido de morador

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Isabela Treza

O Projeto Turismo na História promete revelar tanto para viajantes como para paulistanos a riqueza dos detalhes de São Paulo. Por de meio de roteiros, criados pelo arquiteto, escritor e pesquisador Paulo Rezzutti, um dos maiores pesquisadores do Brasil Imperial, juntamente com a organizadora de eventos Kátia Nicolav, além da guia de turismo com experiência em roteiros histórico-culturais, Cacau, a ideia é estimular o olhar mais minucioso pela história cultural da cidade.

Nos passeios são narradas datas, demonstrando como os espaços foram constituídos, como ocorreram as mudanças de hábitos e costumes por meio de personagens e acontecimentos de outras épocas.

Muitas vezes as curiosidades chamam a atenção dos participantes, como é caso de um velho casarão no Centro da cidade, no qual, durante a demolição, um cano lacrado com instruções para chegar a um tesouro perdido foi encontrado por um dos operários. Em uma das igrejas do centro da cidade, por exemplo, está um crânio de uma santa, degolada aos 15 anos.

Os interessados também podem participar do turismo à noite.

Nos próximos meses, os passeios serão estendidos a outras cidades, entre elas, a capital fluminense. Lá, será apresentada a história do Brasil desde a chegada da corte ao Rio até a queda do Império. Outras viagens rápidas para cidades como Bananal, Itu, Sorocaba, Santos também estão sendo planejadas.

Mais informações: www.turismonahistoria.com.br
 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados