Contos no universo digital

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Rodrigo Mozelli

"No pedaço de papel em que Dominique Lina escreveu essas palavras, havia também um jorro de sangue." É com esta frase que Nelson Albuquerque Jr., 39, jornalista, ex- Diário e escritor de São Caetano, começa sua primeira autopublicação – A Dor Não Tem Plural (28 páginas, R$ 3,99), disponível na Amazon (www.amazon.com.br) em formato digital.


"Escrevo contos desde 2005. No ano passado, comecei a dar cursos de oficina criativa de contos. Por causa disso, neste ano decidi reunir meus contos mais recentes e testar a autopublicação digital, pois meus alunos do curso me perguntam sobre esta forma de publicar livros", conta ao Diário o autor.


O nome que dá título ao livro refere-se ao maior conto, com 20 páginas. Nele, o jovem Dominique esconde terrível segredo, que pode estar ameaçado por seu único amigo, Christian. Nas demais páginas, outros quatro contos ditam a leitura. A obra foi preparada para o público jovem especificamente, e o jornalista afirma não ter mensagem a passar em seus textos. "Escrevo por prazer. São histórias que gostaria de ler e que gosto de contar."


A publicação de A Dor Não Tem Plural foi feita para testar a eficácia do formato digital de livro, conhecido como e-book. Segundo pesquisa divulgada neste ano pela Nielsen BookScan, em 2014 os norte-americanos compraram 2,4% livros físicos a mais do que em 2013, contrariando expectativas do mercado. No Brasil, menos de 5% das obras vendidas são digitais, segundo a terceira edição do levantamento Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto Pró-Livro, realizada em 2012. Se, no futuro, o formato impresso perderá o trono para os e-books, não sabemos, mas o escritor da região opina: "Para mim, o mercado de obras digitais tem futuro, mas não vejo isso como algo tão breve, pois tive retorno de várias pessoas que não conseguiram baixá-lo. Logo, ainda tem muita gente que não está habituada ao meio digital."


Para Albuquerque, é importante não apenas que as pessoas leiam, mas que escrevam, trabalho que desenvolve nas oficinas de escrita criativa, em conjunto com outro jornalista, ex-Diário e escritor do Grande ABC, Antonio Rogério Cazzali. "Nós tentamos despertar nas pessoas o prazer de escrever, e não só o de ler", afirma.


A partir de junho, ambos vão ministrar diversas atividades em São Caetano, no projeto Prosalém – Curso de Redação Literária, da Secretaria Municipal de Cultura de São Caetano. A primeira ação será na Estação Jovem (Rua Serafim Constantino), com oficina de iniciação à escrita criativa e literária. Aulas serão aos sábados à tarde. Matrículas são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail curso.prosalem@gmail.com. Para conhecer mais sobre os escritos do autor, acesse o blog: nelsonalbuquerquejr.wordpress.com.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados