Por que a girafa tem pescoço comprido?

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Bruna Almeida

A explicação mais conhecida sobre o pescoço grande da girafa é de que ele serve para que o animal se alimente de folhas altas. Assim, ela escaparia da competição por alimento com outros herbívoros (seres vivos que se alimentam de vegetais). Mas existem questionamentos em relação a essa teoria, pois, na época seca, as girafas alimentam-se de arbustos mais baixos.
 
O pescoço da girafa é o maior do reino animal, chegando a medir cerca de 2,4 metros. Porém, não é o maior que já existiu. Entre diversas pesquisas, foram encontrados fósseis de animais extintos de diversos grupos que apresentavam essa parte do corpo mais longa que a das girafas atuais (de 6 a 15 metros em alguns dinossauros saurópodes). Como os dinossauros não existem mais, a girafa é considerada o animal vivente mais alto, podendo medir até 5,80 metros e pesando mais de uma tonelada.
 
A girafa macho costuma competir por parceiras lutando pescoço a pescoço com outros do mesmo sexo. Tanto é que outra possível justificativa para a famosa característica é de que pode ser algo bem-visto pelas fêmeas. Assim, elas prefeririam companheiros com pescoços maiores. Mas também existem questionamentos sobre essa explicação, pois ao escolher o parceiro é mais comum que um dos sexos apresente algo de extremo e o outro não. Portanto, a explicação continua sendo estudada.
 
CARACTERÍSTICAS
 
Além de ser um herbívoro, a girafa também é conhecida por ser um ruminante (mastiga novamente o alimento que retornou do estômago pela boca), como as vacas. Ela se alimenta basicamente de folhas de árvores, flores, frutos, brotos e até pequenos galhos.
 

Esse animal é originário da África do Sul, no continenten africano. No Brasil, só é possível encontrá-los em zoológicos, como na Fundação Parque Zoológico de São Paulo (Avenida Miguel Stefano, 4.241. Tel.: 5073-0811), na Capital. Além disso, o mamífero só é considerado adulto a partir de 6 ou 7 anos e pode viver por cerca de três décadas. 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados