Guia traz dicas e retrata<br> romantismo parisiense

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Isabela Treza<br> Especial para o Diário

Lugares históricos, charme, romance, gastronomia e lazer, tudo reunido em um só lugar: Paris. Com 105,40km² e, aproximadamente 2 211 294 habitantes, a capital da França continua sendo o sonho de visita de muitos turistas do mundo. Pensando neles, a empresária Alessandra Saddi, conhecida como Lelê Saddi, escreveu o guia Paris pra você (editora Pulp, 256 páginas, R$ 45),   no qual oferece dicas e detalhes de tudo que pode ser visitado e visto na cidade.

Em 2009, aos 22 anos, a autora passou um mês em Paris para estudar francês e foi ai que surgiu a paixão e a cativação pela ''cidade luz''. “Senti falta de um guia, seria muito mais fácil se tivesse as informações na época! Paris é uma cidade fácil, mas tem coisas que precisei descobrir e desbravar sozinha.”

Apaixonada pelo lugar, Lelê conta que conforme foi conhecendo as novidades, foi selecionando dicas essenciais que fariam parte do livro para ajudar os leitores. “Com o guia me aprofundei ainda mais. Eu já tinha muito conteúdo, muitas dicas, mas fui atrás de tudo que achava mais legal. Pesquisei muito, visitei muitos lugares e tudo que está no guia são dicas de verdade.”

As 256 páginas e os oito capítulos podem ajudar tanto quem já está familiarizado com Paris como quem aterrizou pela primeira vez na cidadã romântica, atendendo a todos os gostos e bolsos.

“É cara sim, mas existem cidades mais caras do que Paris. Acho que  tem  formas de você gastar menos, como andar a pé ou de metrô, fora que em qualquer lugar você come bem. Não precisa ir em restaurantes caros para comer um bom prato típico francês”, detalha a autora.

A divisão do guia foi feita a partir da forma de comunicar-se, hospedagem, gastronomia, bares e baladas, comércio, cidades ao redor, melhor época para visitação e listas telefônicas.

Outro grande destaque são as dicas dos conjuntos arquitetônicos da cidade como o Museu Louvre, Basílica de Sacré Coeur , Torre Eiffel entre outros que deslumbram os visitantes; Além de construções religiosas e convidativas como conta a empresária “Sou católica, e sempre que estou em Paris visito alguma igreja, principalmente a da Medalha Milagrosa, em Saint Germain. Todas são lindas, e muito especiais! Acho que vale a pena entrar, independentemente da religião, até pela parte cultural e histórica delas.”

O tempo e conhecimento pela cidade permitiram que Lelê conciliasse com seu trabalho. “Paris até o guia era o meu lugar preferido para passar férias. Agora ele é meu lugar preferido pra passar férias e trabalhar! É bom ir para lá não só pelo guia, mas também por trazer dicas para o We Pick, meu site, e ideias novas papara meus clientes de relações públicas. Tudo caminha junto.”

Familiarizar-se com o local da viagem é crucial para o bom aproveitamento, além de saber localizar-se é fundamental ser educado, como conta a estudante de Administração, Sarah Castro, 21, “ Fui duas vezes à Paris,  em 2008  e em 2009 com a minha família . Eu era muito nova,  por isso não pesquisei com antecedência. Quando estava mais velha pesquisei muito antes de viajar , todos os lugares têm muita coisa para  conhecer , mas quando não dá é muito importante fazer uma pesquisa antes,  seja qual for o destino .  É preciso priorizar onde ir e se localizar para não andar no lado oposto do seu destino,o metrô ajuda muito para isso. Outra coisa importante é ser muito educado porque os parisienses prezam muito isso, até quando você tenta se comunicar no francês mesmo, eles gostam de quem valoriza a cultura deles.”

Por ser uma das grandes atrações turísticas de Paris ,  a Torre Eiffel sempre é cercada por turistas . Para conseguir aproveitar mais,  Sarah conta que procurou visitá -la à noite “Sempre que a gente passava pela  torre  no período da tarde era muito cheia e  às vezes que fui ,  procurei ir à noite, então minha dica é de ir à noite. Claro que à tarde é uma visão diferente mas à noite fica tudo iluminado e é muito lindo, uma experiência diferente.”

O romantismo que envolve Paris em suas ruas, bairros, museus, cafés e restaurantes, e que também está presente nas narrativas cinematográficas , é um dos requisitados para  para os próprios turistas, que não se arrependem pela escolha de aproveitar a viagem em casal, como é o caso da jornalista, Jully Gomes, 31.  “Eu sempre quis ir  a  Paris porque sempre tive uma obsessão pela Europa,  e Paris estava como número um na lista. Fui em ocasião de lua-de-mel e foi o mais lindo clichê porque p ara    mim não poderia ter sido em um lugar mais perfeito. Eu indico p ara  quem for passar no mínimo uma semana , eu e meu marido ficamos  lá  uma semana, mas foi muito pouco p ara o  tanto que a cidade oferece.”


Conhecer desde os museus até a arquitetura e os parques da cidade, cada detalhe é uma realização “Paris tem restaurantes maravilhosos ,   para quem gosta de vinho , os  franceses são muito bons e baratos. Passear nos parques, fazer piqueniques...  Mesmo que você não entre em nenhum museu a cidade, ela já  é um museu a céu aberto, os prédios são lindos e tudo tem história. É uma emoção a cada passo, literalmente.   Aconselho   alugar uma bicicleta, é muito gostoso e facilita para andar pela cidade. Todos os bairros são muito legais e cada um tem sua peculiaridade.” conta a jornalista.
 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados