Adeus, B.B. King

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Vinicius Castelli

As mãos que por tantos anos tocaram nas cordas de aço da guitarra batizada carinhosamente de Lucille e fizeram acordes e solos de arrepiar todos os pelos do corpo, agora descansam. O Rei do Blues B.B. King morreu na madrugada de ontem, em Las Vegas, nos Estados Unidos, aos 89 anos. O músico sofria de diabetes havia mais de duas décadas e teve pioras em sua saúde no último ano.


Riley Ben King nasceu em 1925, no Mississipi, Estados Unidos, e trabalhou nas lavouras de algodão ainda criança. Começou a carreira em 1949 e tocou ao lado de grandes nomes como Muddy Waters. Inspirou nomes, como Jimi Hendrix e Eric Clapton – com quem chegou até a gravar o disco Riding With The King, em 2000. Dividiu o palco também com músicos mais novos, como o guitarrista Slash.


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse, por meio de nota, que “o blues perdeu seu Rei e a América perdeu uma lenda. Vai ter um tremendo show de blues no céu hoje à noite.”


Referência no cenário do blues atual, o angolano radicado no Brasil Nuno Mindelis disse ao Diário que a importância de B.B. King é orgânica, é algo que faz parte de seu DNA. "Seu fraseado de guitarra era único. É considerado um dos três mais originais do planeta. Ele é, certamente, o Rei do Blues, não há exagero", diz.


<EM>Contrabaixista da banda de Santo André Irmandade do Blues, Silvio Alemão, que trabalhou na turnê de B.B. King no Brasil em 2012, diz que foi ele quem o ensinou que o blues "não se toca, se sente, impossivel tocar blues sem ''feeling'' (sentimento)." O andreense diz que, das lições que leva de B.B King como pessoa é sobre conduta, seriedade, compromisso e respeito ao público. "Ele mostrou na prática o que meu avô dizia: ''Para descansar, já temos a eternidade''. Fazia regularmente mais de 300 shows por ano, até pouco antes de completar 80 anos."


Além da saudade, do legado, de fãs e das muitas pessoas que incentivou, por meio de sua música a pegar em uma guitarra, B.B. King deixa farta discografia, com mais de 50 títulos, inspiração e canções poderosas como The Thrill Is Gone e Sweet Little Angel. 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados