Entre o Norte e o Sul está a muralha

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Kelly Zucatelli

Os muros exorbitantes de San Gimignano são excelente convite para quem deseja matar a curiosidade de conhecer um pouco das relíquias medievais da Itália. A cidadezinha, desenvolvida em meados do século 10, é caracterizada por construções rústicas, feitas em diferentes formatos e tipos de pedras. 

 
A preciosidade da Toscana, como também é chamada San Gimignano, tem cerca de 8.000 habitantes. Apesar de minúscula, a população se dedica ao trabalho no comércio de produtos locais, na gastronomia e agricultura, focadas para a produção de vinhos. Por lá, carros e ônibus ficam do lado de fora da muralha. 
 
Um pouco diferente de Assis, as charmosas ruas e vielas de San Gimignano são retas, com poucas subidas e descidas. O charme presente em cada esquina reside nos portais das casas decoradas com flores, nas lojinhas com peças de porcelana pintadas a mão e nos cafés. 
 
A Praça della Cisterna é um dos pontos mais frequentados na cidade. Com formato triangular e leve inclinação, o lugar é point para boa apreciação da arquitetura irregular dos prédios e das torres medievais. De lá não se pode sair sem saborear um delicioso gelato. Aliás, é comum ver filas grandes nas lojas que vendem o doce, que custa entre três e cinco euros. 
 
O Palazzo Comunale é uma outra boa e indispensável dica de turismo. O prédio de 54 metros de altura, onde está sediada a Câmara Municipal, oferece vista completa de San Gimignano. Dentro do Palazzo há importante museu com obras de arte das cidades italianas de Florença e Siena, que contemplam produções que datam entre os séculos 13 e 16, assinadas por Coppo di Marcovaldo, Lippo Memmi, Benozzo Gozzoli, Filippino Lippi, Sodoma, Pinturicchio e Azzo di Masetto. O Município possui conexão rodoviária com Florença e Siena.



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados