Coerência é aquilo que não pode faltar

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Oscar

Depois de passados nove anos do lançamento de seu último disco de estúdio, a banda Plebe Rude retorna com o Nação Daltônica (Substancial Music, R$ 25,90, em média), que abre mão de ressaltar as falhas da política do Brasil para analisar e tentar compreender o comportamento das pessoas que consomem uma cultura cada vez mais repetitiva e menos coerente.
 
Sem se render para músicas românticas e padrões de gravadoras para poder alavancar seu trabalho, a Plebe, em seus seis discos de estúdio, sempre manteve viva a missão de contestar e oferecer um contraponto relevante para quem ouve.
 
“Todo mundo estava falando de amor e, em um passe de mágica, passaram a falar de política quando começaram as manifestações. Vemos também vários artistas postando polêmicas no Twitter para poderem aparecer. No fim, tudo isso é só entretenimento ”, diz o cantor, guitarrista e fundador da banda, Philippe Seabra, que conta também com os músicos André X (contrabaixista) e Clemente (guitarra e voz).
 
Analisando a ação oportunista das bandas para estarem em destaque custe o que custar, Seabra comenta que sempre prezou em realizar um trabalho honesto. “Coerência sempre foi a nossa maior meta. Podem até não gostar da banda, mas eu consigo deitar minha cabeça no travesseiro tranquilo por ter feito o que acreditava”.
 
No novo trabalho, que possui dez faixas, as letras apontam questionamentos como “sua geração se acomodou ou o nível de exigência abaixou?”, fazendo uma relação ao pop que, segundo Seabra, está cada vez pior.
“Nós já tivemos Legião (Urbana) como parâmetro de música popular tocando em rádio. Elas tinham embasamento e vinham de um lugar puro. Hoje, vale mais o senso estético do que ter propriedade nas palavras”, afirma o artista.
 
ANÁLISE DO DISCO
Regada de letras poéticas e inteligentes, a sonoridade prossegue valorizando as características pós-punk que sempre fizeram parte da banda. O peso está mais na possibilidade de refletir do que nas guitarras ou batidas. Vale a pena dedicar uns minutos para escutar com atenção.
 
MAIS NOVIDADES
Para o futuro, o grupo está preparando para o segundo semestre algo diferente. A ideia é reunir bandas fãs da Plebe Rude tocando suas principais músicas e reunir todo o material em um disco.

Além disso, seguindo a inspiração da faixa Sua História – que foi gravada com um instrumental da Orquestra Filarmônica de Praga, eles pretendem lançar um DVD ao vivo com a Sinfônica de Brasília. Esse projeto está previsto para ser consolidado apenas em 2016.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados