Homens na gravidez

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Alessandra Nunes

 Vamos aproveitar o mês das mães para falar dos pais. Que controvérsia! Mas vamos falar dos pais que engordam nas gestações de suas parceiras. É cada vez mais frequente, segundo alguns especialistas, que eles se sintam ‘grávidos’ enquanto esperam pela chegada do filho. Quando falamos em gravidez, pensamos em todo o processo envolvido quando as mulheres estão com aquele bebê no ventre, os enjoos, desejos e os quilinhos a mais que ganham quando sobem na balança. Porém, nunca pensamos nas diversas situações que os homens passam ao longo deste processo.

Ampla pesquisa realizada na Inglaterra concluiu que os homens acabam engordando em torno de seis quilos durante os nove meses de gravidez, ganhando cinco centímetros de cintura, em média. Pequena parte dos entrevistados só começou a perceber que tinha engordado quando suas roupas mal entravam em seus corpos. Já uma grande parte apontou abusos de alimentos pouco saudáveis, como pizza, chocolates, frituras etc. Este aumento no consumo de besteiras foi associado aos desejos que as suas parceiras tinham durante a gestação. Com os quilinhos a mais na balança, as mulheres se sentem desconfortáveis em relação a elas mesmas e, para amenizar essa sensação, o homem costuma embarcar nas ‘aventuras culinárias’. Como consequência, acaba engordando junto. São muito comuns os desejos na gestação. Podem ser simples como a vontade de comer manga com morango, por exemplo, ou não tão simples assim, como se deliciar com punhado de terra, arroz cru, giz, sabonete. Os desejos estranhos são chamados de picamalácia e, geralmente, ocorrem por algum distúrbio, por isso devem ser investigados pelos médicos.
Outro fator que está diretamente ligado ao ganho de peso é que os casais de hoje sabem que depois do nascimento do bebê vão ser raros os momentos que terão para aproveitar sozinhos, então costumam ir com mais frequência a restaurante e bares. Mas talvez o fator mais importante que influencia no aumento de peso dos homens é a ansiedade. Sim, eles também ficam ansiosos e acabam comendo demais! No processo, podem sentir náuseas, insônia e muito sono. Os efeitos variam de pessoa para pessoa e são associados aos mesmos sintomas da gravidez. Alguns dizem que é forma de refúgio, fazendo com que não tenham que pensar nos sentimentos da gravidez, mesmo que a deseje muito. Do mesmo jeito que as mulheres precisam cuidar do peso na gestação, os homens também. Alguns conselhos:
 
Não ceda às tentações alimentares de sua parceira. Saiba separar o desejo dela dos seus. Desta forma você a estará incentivando a comer melhor também;
 
Procure fazer refeições de três em três horas para manter seu metabolismo funcionando a todo vapor, estimulando seu corpo a utilizar aquele alimento como fonte de energia em vez de armazenar como gordura;
 
Faça refeições intermediárias leves e práticas, como um iogurte light com fruta ou um sanduíche natural;
 
Mantenha-se ocupado com alguma atividade. Assim, vai tirar a atenção da fome e focará em algo mais produtivo. 
Lembre-se que seguir uma rotina de vida mais saudável pode ser o começo de um belo exemplo para o bebê que vai chegar.



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados