Chile: charme coberto de neve

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Marcela Munhoz

Sabe aqueles lugares em que é impossível não ficar de queixo caído de tão bonito? O Chile é assim. Da Capital, Santiago, por exemplo, de onde quer que esteja, as Cordilheiras dos Andes enfeitam a cidade. Não tem como não se apaixonar. Ocupa longa e estreita faixa costeira encravada entre a Cordilheira dos Andes e o Oceano Pacífico. Faz fronteira ao Norte com o Peru, a Nordeste com a Bolívia, a Leste com a Argentina e a Passagem de Drake, a ponta mais meridional do país. Turistas de todo o mundo já descobriram as maravilhas deste país.

De acordo com o Ministério da Economia, de Fomento e Turismo, mais de um milhão e trezentas mil pessoas visitaram o Chile em 2014. Este ano o número deve aumentar: entre 11 de junho e 4 de julho, os chilenos serão os anfitriões da Copa América de futebol. Antofagasta, La Serena, Viña del Mar, Valparaíso, Rancagua, Concepción, Temuco e Santiago vão sediar os jogos. Algumas operadoras, inclusive, estão oferecendo pacotes especiais para o evento com alguns passeios tradicionais incluídos. Pode ser boa hora para conhecer o destino.

Quem for ao Chile deve reservar o máximo de tempo que conseguir. Trata-se de uma viagem que deve ser feita mais de uma vez, tamanha a quantidade de atrações que o local oferece. Vale ir primeiro para Santiago que, apesar de ser cidade grande com todos os problemas característicos, tem vida noturna movimentada, o turista é muito bem acolhido e está no pé das cordilheiras. Um dos passeios oferecidos, inclusive, é a cavalgada ao Morro El Plomo, que percorre caminhos incas, terminando o trajeto na Lagoa Piuquenes. Também é possível fazer a rota do Valle Nevado, com direito a chegar ao pico Mirador. Os amantes de vinho têm a opção de conhecer os vinhedos que ficam por perto.

Quem optar ir para o Sul, a dica é ficar na região dos Lagos. Não deixe de conhecer Osorno, Puerto Varas, Frutillar, Villarrica e Puerto Montt. Outro passeio bacana é ir até Bariloche, na Argentina, pelos lagos andinos. Os que curtem algo mais radical, podem planejar visitar San Pedro de Atacama e a Patagônia Chilena. É certeza de passeios absolutamente inesquecíveis!

PRAIAS
Embora o inverno chileno seja muito rigoroso – tanto que as temporadas de ski no Valle Nevado são muito concorridas – é possível passar bons momentos nas praias de lá. Tendo o Oceano Pacífico como ‘piscina’ e areias grossas, boa pedida é Vinã del Mar. A quase uma hora e meia de viagem (a 120 km a Noroeste de Santiago), a localidade foi declarada em 2003 Patrimônio da Humanidade da Unesco. As montanhas, casas e ruas pitorescas dão todo charme ao local. Além de toda a beleza natural,Vinã del Mar sedia todos os anos, desde 1960, um dos principais eventos internacionais de música: o Festival Internacional de la Canción de Viña del Mar. Em 2015, aconteceu em fevereiro.

 

Riqueza e beleza naturais se destacam em Antofagasta
A cidade de Antofagasta é bem atraente para turistas que chegam ao Chile. Porta de entrada para o Deserto do Atacama, a região possui vários locais interessantes para se visitar. Antofagasta tem ricas minas de cobre, o porto (a quase 2.000 km de Santiago) serve como principal área de escoamento da produção. Porém, o ponto mais fotografado por quem visita esta região é o La Portada, arco de pedra natural localizado no meio do Oceano Pacífico.

Como trata-se de cidade costeira, Antofagasta possui diversas praias, como Juan López, Ilha Santa Maria e Hornitos. Sua temperatura média anual beira os 16ºC. Uma das rotas preferidas pelos turistas – considerada ‘misteriosa’ – são os escritórios salitreiros, povoados cheios de vida durante os séculos 19 e 20, quando os chilenos exploraram o mineral (salitre), mas que hoje estão completamente abandonados. Por fim, a duas horas e meia de carro, ao Sul de Antofagasta, está o Observatório Paranal, onde se encontra o VLT (Very Larg Telescope), complexo astronômico mais poderoso do planeta. (Colaborou Rodrigo Mozelli)




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados