Próxima parada: música

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Vinícius Castelli

 No meio da correria de um dia cheio ou no fim da jornada de trabalho ser surpreendido, em estação de trem, por uma pianista tocando diversas composições pode ser algo inimaginável, mas é verdade. Em comemoração ao aniversário de Santo André, a Prefeitura, em parceria com a CPTM, colocou o instrumento na Estação Santo André – Prefeito Celso Daniel. E quem quiser apreciar um recital de perto tem oportunidade hoje, às 17h. A musicista andreense Camila Oliveira, integrante do coro acadêmico da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), se responsabiliza pela empreitada.

No repertório, faixas como Tico-Tico no Fubá (Zequinha de Abreu), Águas de Março (Tom Jobim), A Banda (Chico Buarque), Desafinado (Tom Jobim) aguçam a curiosidade de quem passa e servem como alento para os que observam. Para a pianista, que já fez duas apresentações no local, este tipo de ação é muito importante. “Tem gente que nunca viu um piano de perto, as pessoas pegam o smartphone e filmam o recital”, diz ela.

Walter Pinaya, 26 anos, passa pelo terminal com frequência e achou ótima ideia. “É boa surpresa. Saí do trabalho e isso desestressa. Seria ótimo se tivesse mais vezes”, afirma. Mônica Rubia, 39, de Mauá, frequenta a estação todos os dias. A música também a pegou de surpresa. “Vou para casa melhor. A música consegue aliviar o estresse. Cultura nunca é demais”, diz. Camila conta que, algumas vezes, músicos aparecem para tocar junto, como já aconteceu com Renato Coelho, no violino, e com Válter Souza, na flauta doce e saxofone.

"Eles estavam aqui e eu os convidei para tocar. Espero que esse trabalho continue. É importante para formação de público. Tem gente que diz que não gosta de música clássica, mas não tem contato”, explica Camila. E não é só no recital que os passageiros do trem podem escutar música. Qualquer um que estiver passando pelo local e quiser tocar ou até mesmo matar a curiosidade, basta sentar-se e desfrutar do piano.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados