Para descompassar corações

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Camila Galvez

Bernardo e Clara foram apresentados aos leitores como personagens secundários em As Batidas Perdidas do Coração, livro de estreia da escritora são-bernardense Bianca Briones, 35 anos. Lançado oficialmente na Bienal de 2014 pela Verus Editora, o título surpreendeu: foi o segundo mais vendido do selo na feira e o 11º do Grupo Editorial Record, do qual a editora faz parte. Após conhecer a história de Rafael e Viviane, casal improvável formado após a perda de entes queridos, agora é a vez de saber um pouco mais sobre o romance de Bernardo e Clara, protagonistas de O Descompasso Infinito do Coração, que acaba de ser lançado.

Bianca aproveitou o bom momento do gênero new adult (jovem adulto), sendo uma das primeiras autoras nacionais a lançar obras dentro dele. São romances com protagonistas na faixa etária entre 18 e 20 e poucos anos que vivem momento transitório, quando tudo ainda está se definindo e os sentimentos são intensos. “Descompasso acontece cerca de cinco anos após o fim de Batidas. Com isso, o Bernardo, que tinha 18 anos na época do primeiro livro, estará com 23”, explica.

Bernardo é apaixonado por Clara desde a adolescência. Para fugir do sofrimento de vê-la com outro, passa uma temporada nos Estados Unidos durante o primeiro livro. No segundo, Clara acaba de descobrir a traição do marido. Com dois filhos pequenos e baixa autoestima que a consome, ela vê sua vida mudar drasticamente, apesar do desejo de permanecer na zona de conforto. É aí que entra a chance de Bernardo conquistar seu grande amor. Mas o que parece tão simples, para ele, é complexo demais para ela. E haja descompasso e batidas perdidas em meio a tanta emoção. Bianca ainda promete, pelo menos, mais três livros com personagens da série. “A ideia é dar espaço para os secundários também contarem suas histórias.”

Durante o processo criativo, inclusive, muitas vezes esses mesmos personagens acabam por ter ‘vida própria’, segundo a autora. “Tenho ideia de começo, meio e fim, mas vivo brigas intensas com eles (os personagens) para impor as minhas vontades. E, muitas vezes, as coisas mudam durante o curso da produção”, diz a ex-administradora, que largou a carreira para se dedicar somente à literatura. Descompasso conta com a mesma estrutura narrativa que conquistou os fãs: capítulos em primeira pessoa alternados entre os personagens e sempre abertos pelo trecho de uma música. É um livro para ler com o som ligado. E sonhar com histórias de amor verdadeiro e para sempre.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados