Universo de possibilidades

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Vinícius Castelli

 Destino alternativo, longe da Torre Eiffel e do Arco do Triunfo, é o que não falta em Paris. Na ‘Cidade Luz’, um dos lugares mais pitorescos se chama Montmartre. Local que vibra arte, o bairro, afastado do Centro, é reduto de artistas. Desenhado por ruelas elegantes com chão de pedras, conta com uma praça, a Place Du Tertre, com seus desenhistas, pintores, músicos e diversos restaurantes.

Aliás, restaurante é o que não falta não só no bairro, mas na cidade toda. E, sim, para quem não quiser provar pratos preparados com escargot (caracol) ou foie gras (patê feito com o fígado dilatado de patos, gansos e marrecos), não é difícil encontrar opções como bife, batata frita e uma boa e gigantesca salada.

Situado num morro, na região Norte da cidade, Montmarte foi cenário para diversas trechos do filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain. É lá também que se encontra a basílica do Sacré Coeur (www.sacre-coeur-montmartre.com). Aproveite a estada na região e visite a famosa casa de shows Moulin Rouge.

Outro destino parisiense que merece ser conhecido é o Jardim do Luxemburgo, dependência do Palácio de Louxembourg, que fica no Boulevard Saint Michel. Lugar que funciona desde o século 19, o parque, na primavera, é um ‘mar de flores’. Aliás, prefira os dias quentes para a visita, pois no inverno venta e a temperatura é muito baixa. Bancos estão espalhados pelo local, assim como pomares e bosques. Fontes de água inspiradas nos Jardins Boboli, em Florença, na Itália, também dão vida ao lugar. A entrada é gratuita e, a vista, maravilhosa.

Palácio de Versailles é belo passeio perto de Paris
Um dos locais mais imponentes e belos do território francês está bem perto de Paris. Situado a 28 quilômetros da capital, o Palácio de Versailles, localizado na cidade de mesmo nome, guarda tesouros da arquitetura, do paisagismo e promove ao visitante viagem ao passado, aos séculos 17 e 18, nos tempos do Rei Luís XIV e de seus famosos bailes.

O castelo, com o belíssimo e grandioso jardim, soma território de cerca de 800 hectares. Apartamentos enormes do rei e da rainha, o salão dos espelhos – que recebia grandes festas –, uma capela usada pelo rei são alguns dos locais a serem vistos. O palácio é um museu vivo. Afrescos, estátuas, e muita riqueza ilustram os corredores e salas do castelo. Do lado de fora, o jardim rouba o fôlego de quem olha. Cada centímetro foi pensado. Cerca de 400 estátuas ajudam a deixar belo o lugar, que é embalado por música de época.

Para chegar ao local a partir de Paris, é necessário ir até a estação Montparnasse. Pegue o trem até a parada Versailles-Chantiers. O bilhete para visitar todo o local custa cerca de R$ 48. Para ver também o espetáculo das águas nos jardins do castelo é necessário desembolsar R$ 57, em média. Mais informações e compra de bilhetes no site www.chateauversailles.fr.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados