Uma noite no navio

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Marcela Munhoz

Quem nunca teve a chance de viajar a bordo de um cruzeiro já imaginou, ao menos uma vez, como seria viver esta oportunidade. A convite da MSC, a jornalista que vos escreve passou 24 horas no MSC Preziosa, que saiu em março do Porto de Santos com destino a Genova, em viagem de 20 dias, sendo quatro direto em alto-mar.

Claro que um dia é pouco para ter a dimensão de verdadeira viagem de navio, mas a primeira impressão que se tem quando se chega ao Porto de Santos é que este roteiro caiu no gosto dos brasileiros (entende-se por longas e tumultuadas filas para o embarque). E não é para menos: o Preziosa pode transportar 3.502 hóspedes (em cabines duplas) e tripulação de 1.388 pessoas, acomodadas em 1.751 cabines, tudo isso ajeitado em 18 decks. É grande demais.

Ainda atracado em Santos, fomos convidados para um Ship Tour, o que rendeu boas duas horas de caminhada entre vários ambientes e andares – com direito a escadas repletas de cristais Swarovski – que ostentam diversos tipos de restaurantes, bares, baladas, piscinas, lojas e spa. Tem até o serviço Yacht Club para os hóspedes VIPs que, entre outros mimos, tem piscina exclusiva e concierge exclusivo.

Os tradicionais corredores dos navios, com tapetes vermelhos, bem decorados e cheios de portinhas para as cabines, realmente são o charme do cruzeiro. Outra característica que chama a atenção dos marinheiros de primeira viagem é a diversidade de idiomas que se fala, especialmente pela tripulação originária de vários lugares do mundo, o que pode enriquecer a viagem. Por outro lado, mesmo o passageiro que comprou o pacote all inclusive, pode se decepcionar com a quantidade de serviços extras que é preciso bancar a bordo. E o preço que se paga é em dólar, a propósito.

Nas primeiras três horas após o navio partir, tem-se realmente a sensação de mareado. Parece que o corpo fica mais leve do que o normal. Alguns passageiros ficam mais ‘esquisitos’ e a primeira dica é: coma maçã verde. Lenda ou não, o conselho realmente válido é tomar remedinho para enjoo e aproveitar o passeio. Se de dia a grande atração é a piscina, à noite os jantares e festas são imperdíveis. Mas a experiência em um cruzeiro só fica realmente completa com a porta da sacada da cabine aberta na hora de dormir para ouvir o barulho do mar e ser acordado por um pôr do sol deslumbrante.

 

 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados