Terror une cineasta e escritor em livro e filme

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Rodrigo Mozelli <br> Especial para o Diário

Nos últimos anos, a literatura e o cinema nacionais têm crescido muito. O aumento no número de pessoas que se interessam pela arte brasileira tem contribuído bastante para isso. O que também cresceu recentemente foi a quantidade de livros e filmes nacionais com temas mais comuns em terras estrangeiras, como ficção científica e terror.

Prova disso é o Diário de Um Exorcista, do escritor Luciano Milici, de São Caetano, e de Renato Siqueira, cineasta de São Paulo. Publicado pelo selo Generale, da editora Évora (226 págs., R$ 34, em média), o livro se baseia em fatos para narrar a história de Lucas, que desde criança convive com o sobrenatural. Uma tragédia em sua família o faz virar padre exorcista. O enredo se passa entre 1950 e 1960 e foi inspirado no padre Lucas Vidal, considerado um dos maiores do ramo na América Latina.

Luciano, que desde jovem gosta de livros de terror, conta ao Diário que Siqueira já estava montando um filme sobre o tema. “Quando nos conhecemos, ele me apresentou o projeto dele, mas não havia embasamento. Então, eu topei participar. Começamos a pesquisar e encontramos três padres exorcistas no Brasil.” Milici também afirma que eles presenciaram um exorcismo enquanto finalizavam o livro. “O padre que usamos como inspiração nos chamou em um sítio no interior de São Paulo para presenciarmos um exorcismo. Para nós dois, foi um momento bem assustador.”

Luciano também exalta a importância desse projeto. “É o primeiro livro sobre esse tema no Brasil (tirando o Exorcismo Negro, de Zé do Caixão). Temos orgulho em realizar esta arte, pois o filme é totalmente independente.” O longa-metragem deve estrear ainda neste ano nos cinemas, mas depende de doações para poder ser finalizado.

CARREIRA
Além de Diário de um Exorcista, Luciano Milici também assina o livro A Página Perdida de Camões, texto voltado para o público infantil. “Essa minha obra fez tanto sucesso que algumas escolas o utilizam nas aulas”, conta Milici. Já Renato Siqueira está dirigindo sua primeira grande produção. Para mais informações sobre o filme, visite www.diariodeumexorcista.com.br. Para ajudar no projeto das telonas, acesse o perfil do longa no Facebook (DiarioDeUmExorcista).




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados