Entre a cruz e a espada

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Miriam Gimenes

De antagonista parricida a herói covarde. Despido da pele de José Pedro, que saiu de cena na semana passada na novela Império, da Rede Globo, após matar o pai, Caio Blat veste hoje ‘as roupas’ de Manuel, um vaqueiro que tem o coração dividido entre a mula de estimação e a noiva. Baseado no conto Corpo Fechado, um dos nove de Sagarana (1946), de Guimarães Rosa, o filme Meus Dois Amores estreia hoje no cinema. O longa é de Luiz Henrique Rios e produzido por Diler Trindade.

Dono de uma vida simples no campo, o matuto Manuel, metido a esperto, tenta mostrar uma valentia que não tem. Ele é noivo da bela Das Dô (Maria Flor), mas vive em pé de guerra com a moça porque dá a ela a mesma importância que desprende para a sua mula de estimação, a Beija-fulô. Só que para seu desespero, o matador Targino (Alexandre Borges) compra dele um cavalo ‘bichado’ e o jura de morte. Além disso, promete desonrar sua noiva.

Entre a cruz e a espada, ele recorre ao feiticeiro Toniquinho das Pedras (Julio Adrião), alguém que ele nunca gostou, para fechar o seu corpo e conseguir sair vivo do duelo com o seu algoz. A história, bem costurada, mas com pouca ação, é contada também por grandes nomes como Lima Duarte, Vera Holtz, Milton Gonçalves, Fabiana Karla, Ana Lúcia Torre e Guilherme Weber.

PAIXÃO NACIONAL
Vera Holz, que é Flausina, a mãe de Caio na trama, comemora a estreia de mais um filme nacional nas telonas. “Quanto mais produção brasileira, melhor. Temos muito conteúdo a ser pesquisado e acho que precisamos trabalhar e colocar os filmes mais rápido para distribuição. É uma honra fazer uma obra adaptada de Guimarães Rosa.” Embora o filme seja, segundo ela, simples, retrata de forma fiel o mundo rural, algo que não é muito explorado no cinema.

O longa foi filmado em Carrancas, no Campo das Vertentes, e em uma fazenda do interior fluminense. Embora seja adaptado da obra roseana, ele teve algumas intervenções, digamos, cirúrgicas, para deixá-lo mais divertido. A mula, por exemplo, no texto original não tinha tanto espaço e a paixão de Manuel por ela não era tão intensa.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados