De olho em Houston

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Luís Felipe Soares

 A variedade de locais para se visitar nos Estados Unidos vai além dos parques de diversão de Orlando, das praias de Miami ou da agitação de Nova York. Ainda chamando a atenção dos turistas de maneira discreta, Houston pode ser interessante opção para quem deseja visitar cultura tipicamente norte-americana, que consegue mesclar a tradição dos caubóis com ambientes urbano e moderno.

A cidade está no Estado do Texas, o segundo maior dos Estados Unidos. Localizada ao Sul da América do Norte, Houston é conhecida por sua riqueza derivada da extração de petróleo e por contar com sedes de algumas das maiores empresas do setor. Sua população é de cerca de 2,9 milhões de habitantes, sendo que pouco mais de 40% é de origem latina. A quantidade de pessoas espalhadas pelo local faz com que ocupe o quarto lugar na lista de maiores cidades dos Estados Unidos, perdendo para o trio formado por Nova York, Los Angeles e Chicago.

Umas de suas principais características é o grandioso e eficiente sistema hospitalar. As áreas que tratam problemas de coração e câncer são referências mundiais, uma vez que média de sete milhões de paciente vindos de vários países são atendidos anualmente nos 54 hospitais espalhados pela cidade. O maior centro médico chama a atenção pelas duas torres paralelas que parecem seringas gigantes capazes de serem vistas de longe, incluindo a noite, por causa de sua iluminação azulada.

Fundada em 1836, Houston pode ser considerada um destino de extremos. Tudo parece maior do que o convencional, seja o tamanho das refeições, a altura dos imóveis ou sua própria dimensão. Outro ponto que chama a atenção é a grandiosidade de seu trânsito, uma vez que boa parte da população possui carros para se locomover. O principal transporte público de lá é o chamado MetroRail, espécie de metrô que segue pela superfície em linhas próprias cortando os diferentes distritos.

Muitas empresas encontram espaço pelas ruas de Downtown. A cidade fortaleceu sua economia ao atrair diferentes tipos de corporações dando muitas facilidades às empresas para se instalarem ali. Desde 1969, também leva a fama de capital da energia mundial devido às companhias do setor que tem prédios espalhados pelo Centro.

Em meio a esse clima de business, o que não falta na região são opções culturais de todos os tipos. Houston só perde para Nova York em números de assentos para espetáculos de teatro, música e dança, entre outras linguagens. É bom ficar atento à agenda de locais como o Arena Theatre e o Theatre Under The Stars. As oportunidades turísticas da cidade têm capacidade para colocá-la na rota das próximas viagens dos brasileiros.

 

Centro espacial é para toda a família - Houston ficou famosa em todo o mundo a partir dos anos 1960, quando se tornou endereço do Lyndon B. Johnson Space Center, centro de comando da Nasa (National Aeronautics and Space Administration). Se os lançamentos dos foguetes ocorrem no Cabo Canaveral (Flórida), o restante do controle das missões ficava a cargo do Texas. Hoje, a base é uma das atrações mais populares da cidade por seu passeio pela história da exploração espacial.

Trata-se de uma agenda capaz de agradar adultos e crianças. A ideia é que os visitantes passem por diferentes ambientes que os ajude a compreender melhor como funciona o processo de ações dentro da Nasa. São exposições temáticas, simuladores e exibições de filmes que revelam detalhes da jornada de astronautas e outros envolvidos nas missões. Os ingressos custam entre US$ 15,95 e US$ 24,50.

A área da Space Center Plaza serve de pontos de referência para o público. Dali, as pessoas partem para a reprodução em tamanho real da cabine de um ônibus espacial, para um pequeno teatro no qual se recorda as experiência científicas feitas além da exosfera da Terra e para a Starship Gallery, formada por imagens e objetos sobre as famosas aventuras dos norte-americanos no espaço. O Nasa Tram Tour leva os visitantes para os bastidores do centro de operações.

 

O jornalista viajou a convite do Simon Shopping Destinations.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados