Obras para despertar uma paixão

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Vinícius Castelli

A ideia é dar visibilidade ao universo dos curtas-metragens (filmes com menos de 30 minutos de duração) e semear a paixão pelo cinema nos jovens. Com esses intuitos, o Curta Neblina chega à sua sexta edição e abre espaço para esse universo, ainda desconhecido para muitos. O espaço reúne curtas-metragens de diversos países para exibições e apresenta, a partir de hoje, programação recheada, no Teatro Santos Dumont (Avenida Goiás, 1.111), em São Caetano. O evento segue até domingo, sempre a partir das 14h, e a entrada é gratuita.
Entre as obras que abrem a mostra está o chileno The Gift, do diretor Julio Pot Espiñeira. A animação narra o desafio de casal que lida com as dificuldades do relacionamento. Outro curta que será exibido hoje é Trupz, cuja direção é de Fábio Toma. A animação fala dos palhaços gêmeos Trimiliki e Trapizomba, que se envolvem em problema quando o mágico Kazan os enfetiça. Amanhã, às 18h, haverá a exibição de Tatuagem, longa de Hilton Lacerda e homenageado do festival.
 
Diretor e curador da mostra, Beto Besant – que trabalha ao lado do produtor Eduardo Scheck – conta que diversas vezes jovens comentam com ele que não faziam ideia de que trabalhar com cinema é algo possível. “Assim como já aconteceu de uma pessoa ir ao festival por gostar de determinado artista, como o cartunista Laerte Coutinho (presente na edição passada) e a pessoa despertar o interesse pelo cinema”, diz Besant.
 
Além de fomentar o universo dos curtas, a mostra tem premiação – Troféu Mojica e livros de cinema – para as melhores produções. As categorias são divididas em Primeiros Filmes, para curtas cujos diretores estão na primeira ou segunda obra. Mostra Principal, para filmes em que seus diretores fizeram três ou mais títulos e, por fim, Animação, para filmes que se utilizam da técnica de animação, independentemente do tempo de carreira do cineasta.
 
O organizador explica que a escolha dos filmes a serem exibidos se dá pela sua visão como cineasta. Ele conta que sempre prezou pela originalidade do roteiro, por grandes atuações e por um cinema genuíno. “Tudo isso tem mais peso na seleção do que uma produção rica e bem acabada. Também não me deixo influenciar pela fama do diretor. Já recusei filmes de diretores famosíssimos ou superpremiados, por acreditar que outros curtas tinham mais qualidade.”

Além da exibição das obras, Curta Neblina contará com a participação de diversos convidados especiais. É a primeira vez que recebe uma participação internacional: o roteirista e diretor mexicano Guillermo Arriaga. Além dele, nomes como o ator Taumaturgo Ferreira, a atriz Tuna Dwek e o crítico de cinema Miguel Barbieri Jr. fazem parte da mostra. 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados