Farinhas funcionais

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Alessandra Nunes

Muito em moda, principalmente no quesito emagrecimento, as farinhas funcionais apresentam substâncias específicas que trazem benefícios à saúde, que vão além do auxílio na redução de peso. Ajudam no controle da diabetes, melhoram a função intestinal, reforçam a imunidade, ajudam a reduzir os níveis de colesterol no sangue, auxiliam na prevenção contra doenças cardiovasculares e câncer, e, de quebra, diminuem a compulsão por doces e ajudam a reduzir a gordura corporal.

 
No entanto, cada indivíduo necessita de uma quantidade específica de cada alimento e, com as farinhas, não é diferente. Elas não podem ser usadas livremente, porque agregam valor calórico à dieta diária. Além disso, só um profissional habilitado pode prescrever a dose diária para que se obtenha os benefícios necessários. Podem ser consumidas com iogurtes, em sucos, misturadas às frutas, junto com os alimentos (sopas, feijão) e acompanhando saladas como um item a mais na preparação.
 
Não há contraindicações, porém, o uso deve ser acompanhado da ingestão de muita água, já que as fibras precisam do líquido para formar um gel e, efetivamente, ter a ação desejada. O excesso de ingestão de fibras sem água pode causar obstipação intestinal e os benefícios acabam sendo perdidos com um intestino que não funciona adequadamente.
 
 
As farinhas funcionais são: farinha de feijão branco, farinha de maracujá, farinha de amora, farinha de laranja amarga, farinha de arroz, farinha de banana verde, farinha de berinjela, farinha de linhaça, farinha de aveia e farinha de coco. Confira algumas:
 
Farinha de feijão branco: apresenta faseolamina, que reduz a absorção dos carboidratos. Aliada às fibras, promove uma redução dos picos glicêmicos, logo, auxilia no emagrecimento e no controle da diabetes.
 
Farinha de banana verde: apresenta o ‘amido resistente’, carboidrato que é digerido apenas no intestino delgado e não se converte em açúcar. Essa substância promove a sensação de saciedade e ajuda a controlar a fome. Além disso, melhora o funcionamento do intestino, auxilia o sistema imune e diminui a absorção do colesterol.
 
Farinha de arroz: não contém glúten e auxilia na prevenção de doenças do aparelho digestivo, do coração e no controle da diabetes, já que possui índice glicêmico baixo. A farinha de arroz também reduz a absorção de óleos vegetais dos alimentos, tornando-os menos calóricos.
 
Farinha de linhaça: auxilia no emagrecimento, no combate ao câncer, no equilíbrio hormonal (amenizando os efeitos da TPM e menopausa), no controle da diabetes, melhora o funcionamento intestinal e sistema imunológico e auxilia na redução do colesterol.
 
Farinha de aveia: fonte de fibras solúveis, contém beta-glucana, que auxilia na diminuição dos níveis de colesterol no sangue. É rica em proteínas, vitaminas e minerais, como ferro, cálcio e magnésio. Colabora com o controle do peso e melhora o funcionamento intestinal.
 
Vale frisar também que os benefícios dos alimentos funcionais só têm ação no organismo se forem consumidos diariamente, por isso novamente friso a importância de se consultar um especialista, afinal nem só de farinhas a nossa alimentação é feita, não é ?
 



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados