João Pessoa ganha muitos fãs

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Marcela Munhoz

João Pessoa já entrou e saiu da sua lista de destinos a conhecer um dia? Pois, a capital da Paraíba merece figurar uma das primeiras opções para as suas férias. Local de lindas paisagens que não ficam completamente abarrotadas, o destino não vai fazê-lo se arrepender da escolha. Para começar, é considerada a cidade onde o Sol nasce primeiro. Um dos passeios obrigatórios, aliás, é visitar a Ponta do Seixas, considerado o ponto mais oriental das Américas. Lá, no alto das falésias, aproveite para conhecer o Farol do Cabo Branco.

As praias de João Pessoa são indescritíveis, com o mar de colorações que vão desde verde-água a azul bem clarinho. As mais famosas e que devem ser visitadas no litoral Sul são a Praia do Amor, Jacumã, Carapibus, Tabatinga, Tambaba e a lindíssima Coqueirinho. Vale a pena contratar um serviço de bugue para aproveitar o vento e ''sugar'' todas as informações e curiosidades dos locais com os divertidos bugueiros. A praia de Coqueirinho se destaca por suas falésias avermelhadas e muita sombra e água fresca por causa da extensa vegetação.

No litoral Norte, a pedida é um passeio por Lucena, Cabedelo, pelo projeto Peixe-Boi e pelas aldeias indígenas na Baía da Traição. No Cabedelo, a Praia Vermelha é roteiro obrigatório. Trata-se de banco de areia no meio do mar. Vale a pena passar uma manhã por lá. Não deixe de conhecer também as praias mais centrais, como a do Tambaú, Manaíra, do Bessa e Intermares. Lá há toda a estrutura que um turista gosta de ter com visual deslumbrante.

Se você gosta de ver toda a vida do fundo do mar, pague pelo passeio de catamarã até as piscinas naturais de Picãozinho, que ficam distantes dois quilômetros da costa. As águas são absurdamente límpidas e mornas. Dá para ver infinidade de espécies de animais marinhos. Há fotógrafos profissionais que oferecem o serviço de fazer imagens debaixo da água, mas fique atento: a maré pode subir de uma hora para outra e a volta ao barco pode ficar um pouco difícil. Programe-se para ser um dos primeiros a chegar e para ir nos períodos de lua cheia ou nova quando, supostamente, e maré demora para subir.

CITY TOUR
Não dá para visitar um destino e não conhecer um pouco do seu artesanato – no caso de João Pessoa, as interessantes peças feitas com algodão colorido, que podem ser encontradas no Mercado de Artesanato Paraibano (MAP) – e da sua história. Dinheiro bem gasto é em um dia de city tour com guia pelo centro histórico pessoense.

O passeio começa pela Praça Presidente João Pessoa, onde fica o Palácio do Governo, que abriga as cinzas de João Pessoa, ex-governador da Paraíba. Depois, os turistas dão uma paradinha no Conjunto de São Francisco, formado pelo convento de Santo Antônio e pela Igreja de São Francisco, tombado pelo Patrimônio Histórico desde 1952. Em seguida, conheça o Hotel Globo, construído em 1929, e veja as famosas casinhas coloridas de João Pessoa.

Tem pôr do sol com música ao vivo
Não há como visitar João Pessoa e deixar de aplaudir e se emocionar com o pôr do sol na Praia do Jacaré, localizada no município de Cabedelo. A cena ganhou tantos adeptos que já é considerada o programa pessoense mais tradicional que existe. Todo santo dia, as pessoas se reúnem nos deques dos restaurantes para admirar a pintura da natureza.

E se não bastasse o feito, todo o processo é acompanhado há anos por música. Na verdade, por uma grande canção: Bolero, de Ravel. A trilha sonora é executada pelo artista Jurandy do Sax. Ele entra em um pequeno barco e navega suavemente pelas águas do Rio Paraíba por cerca de 15 minutos. Às 18h em agradecimento e meditação, a Ave Maria é tocada no interior dos restaurantes. Há dezenas de empresas que oferecem o passeio. Antes de todo o evento, os turistas podem aproveitar o dia no local, almoçar, visitar feira de artesanato e, ainda, arriscar passos do famoso forró pé de serra.

Abriga o recanto dos naturistas
São poucos os destinos brasileiros que ostentam praias para quem gosta de curtir como veio ao mundo: nu. E Tambaba, em João Pessoa, é um deles. Aliás, o melhor deles. A praia foi a primeira oficializada como naturista do Nordeste e é considerada o paraíso do naturalismo no Brasil. E quem não está com vontade de tirar todas as peças, pode curtir o lado mais ‘careta’. Tambaba é dividida em duas áreas: uma para os com roupas e outras para os sem roupas.

E quem quer privacidade tem de sobra. Cercada por paredões de falésias com densa vegetação de mata atlântica esconde os visitantes de qualquer olhada indiscreta. Se ficou com vontade de aproveitar a experiência, vá entre março a junho ou de agosto a novembro, quando é mais vazio. O local oferece estrutura básica para quem quer passar um dia na praia ou se hospedar por lá. Outra curiosidade é a realização do Tambaba Open Surf Naturista, em que atletas e até os jornalistas são obrigados a tirar a roupa para participar.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados