Café com leitura

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Rodrigo Mozelli <br> Especial para o Diário

 Desde 21 de fevereiro de 1992 a livraria, editora e centro cultural Alpharrabio vem ajudando na formação de leitores do Grande ABC não somente com a venda de livros, mas também com debates e diversas outras manifestações. Para comemorar seu 23º aniversário, o tradicional local está promovendo, a partir de hoje, a exposição gratuita Perdidos-achados-escritos, composta por 53 microtextos escolhidos por meio do blog www.perdidosachadosescritos.blogspot.com.br sobre objetos – como cartões-postais, dinheiro, fotografias, documentos – encontrados dentro das obras que a livraria comercializa. A ideia da exposição veio da dramaturga Adélia Nicolete, 50 anos. Ela conta que a inspiração surgiu com as notícias de jornal sobre a quantidade de objetos que sebos brasileiros encontravam nos livros. “Esses objetos ‘dormiram’ tanto dentro alí que é como se já fizessem parte deles.”

Já a criadora da Alpharrabio, universo que se encontra no seio de Santo André, é a escritora Dalila Teles Veras, 68. “Eu era ativista cultural e nós sentíamos falta de um local para debates literários”, conta. Originalmente, a livraria se resumia a uma casa operária dos anos 1950 e, em 2002, uma profunda reforma ampliou o espaço. A escritora exalta a felicidade que sente com a sensação que os frequentadores têm de que estão em sua casa. “Às vezes, preciso lembrar as pessoas de que há livros aqui também, pois elas se entretêm tanto que esquecem que estão em uma livraria”, finaliza.

A Alpharrabio, além de contar com mais de 10 mil livros em seu acervo, é um centro cultural e editora (com 200 publicações). Fabiano Calixto, 41, poeta e escritor, já publicou nove livros, sendo dois com a marca. “Conheci (a Alpharrabio) por meio de uma matéria de uma revista de poesia que seria lançada lá em 1995.” Calixto também opina sobre a importância da livraria em sua vida, que ele define como o começo de tudo. “De alguma maneira, tudo que envolve minha vida”.

Perdidos-achados-escritos – Exposição. A partir de hoje, às 11h. Na Livraria e Centro Cultural Alpharrabio – Rua Dr. Eduardo Monteiro, 151, Santo André. Telefone: 4438-4358.Grátis. Até 25 de abril.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados