Na cadência de Adoniran

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Miriam Gimenes

João Rubinato era tão bom no ofício de ator, cantor e humorista que teve de ‘rasgar’ sua certidão de nascimento. Desde que adotou o nome artístico de Adoniran Barbosa, tomou esta como sua identidade, alcançou o tão almejado sucesso e conquistou o status de ‘pai do samba’. E é em cima da obra deste ilustre paulista – nascido em Valinhos – que será apresentado hoje (21h) e amanhã (19h) o musical Os Boêmios de Adoniran, no Teatro Municipal de Santo André (Praça 4º Centenário). O texto é de Juliana Lucilha e a direção de Milton Machado.

Há quase cinco anos em cartaz, o espetáculo conta a história de João (representa a figura de Adoniran), que volta após 30 anos à rua onde passou sua infância e encontra um antigo morador, o velho turco Jacó. Juntos, os dois relembram histórias, que serão contadas com base nos personagens criados por Adoniran.

Segundo o produtor e ator da peça, Patrick Aguiar, que interpreta Jacó, a obra é fictícia. “A trama é tão bem construída com as músicas que o público acha que é uma história biográfica dele e não é. As pessoas que já assistiram voltam uma, duas, três vezes e isso é muito bacana para a gente”, comemora. É um espetáculo, completa, para rir e se emocionar. Esta é a primeira vez que o musical passa pelo Grande ABC. A Cia. Interiorando estreou no ano em que Adoniran completaria 100 anos (2010) no Teatro Coletivo, na região central de São Paulo, e nunca mais parou. “Não tínhamos grandes pretensões. A ideia era ficar três meses em cartaz e missão cumprida, mas o espetáculo foi ganhando corpo, emendamos uma temporada na outra, ganhamos prêmios e continuamos viajando.” Só nesta temporada serão sete cidades do interior e do litoral de São Paulo.

O musical, que conta com dez atores e seis músicos, recebeu o prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro (2010), o prêmio de melhor espetáculo no Festival de Teatro de São Paulo (2011) – melhor ator coadjuvante, figurino, atriz coadjuvante e direção – e, em 2013, melhor espetáculo pelo voto popular no Prêmio Bibi Ferreira. Os ingressos estão à venda e custam R$ 30 (R$ 15 meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos). Eles podem ser comprados no site www.compreingressos.com. Mais informações pelo telefone 2122-4001.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados