Arquitetura e muita natureza em Paraty

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Vinícius Castelli

Não é difícil achar que se está em um Brasil de outra época, do período da colonização. A cidade histórica de Paraty, no Rio de Janeiro, é destino certo para quem quer ‘viajar no tempo’ e se deparar com muita beleza, não só arquitetônica, mas natural. Paraty fica a cerca de 314 quilômetros de São Paulo e é dona de diversas atrações. Charme não lhe falta, já que guarda ilhas paradisíacas, diversas praias, montanhas com cachoeiras e a arquitetura colonial de seu centro histórico. Isso sem contar que está envolvida pela beleza e riqueza da Mata Atlântica.
 
Paraty foi fundada em 1667, mas foi a partir de 1726 que passou a ter configuração urbana. Andar por suas ruas, que ainda guardam pedras enormes em seus calçamentos, e apreciar os casarões preservados é passeio imperdível. São 33 quarteirões que somam cerca de 400 construções preservadas.
 
Hotéis e pousadas não faltam, assim como restaurantes, uns aconchegantes, outros mais simples, que se espalham pelo centro histórico, redondezas da Mata Atlântica e por algumas das principais ilhas. Não deixe de provar a comida tradicional caiçara, feita a partir de peixes, frutos do mar, farinha de mandioca e banana. Cafés e bares também dão conta de receber o turista. Isso sem contar as inúmeras lojinhas com os mais diversos artesanatos feitos no local.
 
Mas Paraty vai muito além da rica beleza arquitetônica e de suas diversas histórias da época em que a Coroa Portuguesa reinava soberana. Seu litoral conta com 82 praias continentais, 65 ilhas e muitas surpresas.
 
Diversas embarcações partem diariamente com trajetos que levam o turista para um tour por praias escondidas e muitas ilhas. Não deixe de conhecer a praia da Lula, com suas águas cristalinas. A pequena Ilha Sapeca também vale a visita. Não se esqueça de levar água mineral, óculos de sol, protetor solar e máquina fotográfica.
 
Também é possível contratar agências para adentrar na mata, em trilhas ecológicas ou em veículos off road. Cachoeiras não faltarão para se refrescar ao longo do caminho. City tour cultural, mountain bike, arvorismo, cavalgadas, rapel, mergulho e até canoagem são opções.
 

Paraty é também conhecida por sua cachaça e seus diversos alambiques. A bebida feita no local ficou tão conhecida que a região ganhou o Festival da Cachaça Cultura e Sabores, realizado de 13 a 16 de agosto. Outro evento, conhecido internacionalmente, da cidade é a Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), que acontece de 1º a 5 de julho.   




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados