Colírio aos olhos

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Vinícius Castelli

Parece até cenário para conto de livro. Um conjunto de seis praias escondidas entre as montanhas – ilustradas com parte do pouco que ainda resta de Mata Atlântica –, clima de interior, águas claras e limpas e visual deslumbrante. Na saída da Rodovia Rio-Santos, no acesso para a subida do morro conhecido como Deus me Livre – tem esse nome pois antigamente era estrada de terra e difícil atravessá-la em períodos de chuva –, o cheiro de mata e a fresca do ar puro já avisam que você está chegando a Trindade.
 
Situada a cerca de 314 quilômetros de São Paulo, a vila, que pertence ao município de Paraty, no Rio de Janeiro, é grato presente aos olhos. No meio do caminho, no alto do ‘Deus me Livre’, cuja estradinha foi asfaltada há anos, já dá para ter ideia do que vem pela frente com a vista da pequena vila e de diversas praias.
 
Uma pequena rua principal, entre as praias e as montanhas, dá as regras do comércio, que conta com restaurantes que servem pratos preparados com peixes frescos, frutos do mar, carnes, pizza e até o tradicional PF (Prato Feito). Sim, tem opção para todos os bolsos. É nessa mesma rua que disputam lugar as pousadas e campings.
 
Mas o grande atrativo de Trindade são as praias. Essas sim disputam o título de mais bela umas com as outras. Há opção para quem gosta de surfar. O melhor lugar é a praia do Cepilho, com cerca de 550 metros de extensão e de ondas fortes e perigosas.
 
A praia que vem em seguida é a de Fora, com sua areia fofa. Em tempos de lua cheia e céu limpo é fácil ver do local a lua ‘explodindo’ no horizonte do mar ao nascer. Diversas pousadas e campings têm vista para o local, que termina numa grande encosta de pedras.
 
Mas como Trindade é local cheio de segredos, basta caminhar alguns minutos para se deliciar no mar calmo da pequenina praia Do Meio, ideal para quem quer sossego dentro d’água.
 
Dela, é possível avistar a praia do Cachadaço. Deserta, de areias finas e claras, ela só tem acesso por trilha, sempre bem sinalizada, com subidas e descidas. Basta ter cuidado, pois não apresenta muito perigo. Outra maneira de acessar o local, e essa sim perigosa, é pelo costão, caminhando pelas pedras. O céu visto à noite da praia do Cachadaço parece pintura em noites estreladas.
 
De lá, ainda por trilha, ou da praia do Meio, por barco, em viagem de cerca de dez minutos, se chega à piscina natural do Cachadaço, com águas verdes e claras e um dos locais mais visitados e belos do destino. Leve óculos de mergulho para ver os peixes coloridos.
 

Aos que desejam um pouco mais de aventura, Trindade guarda um grande presente: a praia Brava. A vegetação a esconde, mas ela está lá, paradisíaca e deserta. Ela não tem estrutura turística e seu acesso é feito por trilha que leva cerca de 30 minutos, com direito a cachoeira no caminho. 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados