Brasileiros do blog Cultuga falam sobre a reabertura do turismo em Portugal

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Luchelle Furtado

Com a reabertura das fronteiras da União Europeia, diversos países da região estão flexibilizando suas medidas de distanciamento social. Portugal, por exemplo, foi a primeira nação do Velho Continente a receber o selo “Safe Travels” do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), por ser considerado exemplo contenção da pandemia do novo coronavírus.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas de viagem? Assine nossa newsletter neste link.

No entanto, viajar normalmente pelo país ainda é algo impossível de ser imaginado – e definitivamente pouco recomendado. Motivos para isso não faltam, como explicam os jornalistas brasileiros Priscila Roque e Rafael Boro, do blog Cultulga, que moram em Portugal há sete anos e trabalham com turismo desde 2014.

Cultuga/ Divulgação
Priscila Roque e Rafael Boro moram em Portugal há sete anos | Cultuga/ Divulgação
Priscila Roque e Rafael Boro moram em Portugal há sete anos

Cultuga e o turismo em Portugal

Como a pandemia impactou o trabalho do Cultuga?

Tivemos queda de acessos no blog do Cultuga, o que nos deixou claro que o interesse em viajar (sobretudo no percurso Brasil – Portugal, que é o nosso segmento de especialização) estava em declínio. Esse foi o primeiro sinal. Consequentemente, caíram as vendas dos nossos serviços.

Vocês chegaram a se preparar ao ver o que a covid-19 provocou em outros países, antes de chegar a Portugal?

Quando notamos o aumento expressivo de casos na Itália, em fevereiro, sabíamos que Portugal, em algum momento, seria impactado. Entretanto, não imaginávamos que seria nessa proporção e no mundo todo. Como sociedade (das gerações atuais), não tínhamos passado por nada parecido. Portanto, mesmo percebendo que enfrentaríamos uma crise, não era possível prever que ela seria tão profunda.

LEIA MAIS: SELO DE LIMPEZA ATESTA ESTABELECIMENTOS TURÍSTICOS DE PORTUGAL
VEJA FOTOS DA BELÍSSIMA ILHA DA MADEIRA, EM PORTUGAL

Como foi ver os famosos pontos turísticos de Portugal completamente vazios?

Nós não os vimos, na verdade. Recolhemo-nos em casa, em Lisboa, assim que foi decretado o Estado de Emergência em Portugal – em 19 de março. Antes disso, tínhamos passado alguns dias ao Brasil, na primeira semana de março, para visitar nossa família. Retornamos imediatamente para a Europa quando soubemos do decreto. Agora que as coisas acalmaram, claro, não vemos o mesmo fluxo de pessoas nos pontos turísticos, como era antes da pandemia, mas as pessoas da cidade voltaram a circular e há “vida” nas ruas.

Após três meses de quarentena, alguns países da Europa estão afrouxando as medidas de isolamento social. Como está a situação em Portugal nesse momento em relação ao turismo?

Já existe uma flexibilização expressiva em Portugal nesse sentido, embora a passos lentos. Neste momento, o estímulo é voltado ao turismo local. Portanto, entre pessoas que já vivem no país e querem sair de férias. A ideia é reativar a economia local mas, ao mesmo tempo, controlar a propagação do vírus. Há também alguns voos de outros países da Europa chegando em Portugal. O fluxo é bastante baixo, mas existe.

Recentemente, Portugal passou por um novo surto e voltou a tomar medidas mais severas de distanciamento social. Como vocês enxergaram essa situação?

Vivemos um dia de cada vez. Cremos que, com a pandemia, todos nós aprendemos a observar e cuidar mais do hoje e não fazer planos com tanta expectativa para o futuro, sobretudo porque não temos uma data de quando tudo isso vai melhorar. Portanto, sabemos que, até sair uma vacina ou um tratamento efetivo, ficaremos sempre sujeitos a restrições em função de surtos e novas “ondas”.

O que vocês acham da obrigatoriedade de usar máscaras e a necessidade de medir a temperatura para acessar alguns lugares, entre outras medidas de controle? 

Estamos passando por uma situação temporária – independentemente de ser curta ou longa. Portanto, cremos que todas as medidas que forem decretadas como seguras são importantes para convivermos em sociedade até que o vírus seja controlado.

Caso a situação perdure por mais tempo, como vocês acreditam que será a retomada do turismo?

Na nossa visão, as pessoas não vão deixar de viajar. O que pode acontecer – e será bastante saudável até – é uma transformação nos hábitos e nas escolhas do lugar e das atividades. Com o vírus em circulação, viagens de forma autônoma e o contato com a natureza, certamente, serão uma mais valia, por exemplo. Para nós, profissionais do setor, é importante estarmos atentos a essas mudanças e nos prepararmos estruturalmente para adequar os serviços e produtos a essas necessidades.

Enquanto a situação não volta ao normal, o que o Cultuga tem feito para levar informações de Portugal aos leitores e seguidores?

Como o Cultuga é uma plataforma digital que fala de cultura portuguesa e de turismo criativo em Portugal para brasileiros há 10 anos, nossa prioridade, no momento, é manter-se presente para os nossos leitores e seguidores. Assim, promovemos imersões digitais com o objetivo de oferecer uma base interessante para viagens futuras. Disponibilizamos, por exemplo, várias receitas típicas. Também criamos playlists de música portuguesa no Spotify, fazemos lives temáticas no YouTube semanalmente e publicamos artigos que indicam experiências em 3D em castelos portugueses, palácios e até nas ilhas dos Açores. Vale a pena conferir.

Fotos maravilhosas de Portugal

Cascais, Sintra, Lisboa e Porto são algumas das mais belas cidades portuguesas. Repleto de história e cultura, o país abriga diversos pontos turísticos. O Rota de Férias separou algumas fotos de Portugal que permitem admirar paisagens magníficas sem sair de casa. Confira aqui:




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados