Raimundos na fúria

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Vinícius Castelli<br>Do Diário do Grande ABC

Sem frescura e tempo ruim, nome que ganhou a graça dos brasileiros nos anos 1990, a banda de rock brasiliense Raimundos segue dando conta do recado. A bola da vez é o trabalho Cantigas de Garagem, que chega às prateleiras em DVD (Som Livre, R$ 27,90, em média), terceiro do grupo, e CD (Som Livre, R$ 19,90, em média).
 O trabalho é ilustrado por 17 faixas, releituras do álbum anterior Cantigas de Roda, lançado em 2014, após hiato de 12 anos e resultado de crowdfunding (vaquinha realizada pela internet) para financiar o trabalho. 
 Só que agora, tudo tem outro pique, já que o áudio foi gravado ao vivo no estúdio com a banda a todo o vapor. Além de todas as músicas de Cantigas de Roda, Digão (voz e guitarra), Canisso (contrabaixo) – ambos da formação original –, Marquim (guitarra) e Caio Cunha (bateria) apostam toda a fúria da banda também em faixas mais antigas. Não ficam de fora os temas Mas Vó..., Eu Quero Ver o Oco, Esporrei na Manivela, Be a Ba e Puteiro em João Pessoa.
 O registro conta com algumas participações especiais. Frangokaos, vocalista e guitarrista da banda Galinha Preta aparece em Cachorrinha. O cubano Sen Dog contribui em Dubmundos e o rapper Cipriano é atração em Politics.
 “Fizemos um DVD sem público dentro de um grande estúdio em São Paulo, mostramos a nossa intimidade nunca antes vista durante o que seria um ensaio. Fiquei muito feliz com o resultado, o Daniel Ferro (diretor) quase matou a banda de cansaço”, brinca Digão.
 O artista explica que, com o sucesso do disco Cantigas de Roda, a banda sentiu que havia necessidade de expandir mais as músicas inéditas sem ferir as promessas feitas no crowdfunding de não vender o Cantigas em lojas. “Como foi originalmente pensado um DVD e ficou tão bom, resolvemos fazer em CD também. As músicas antigas vieram de bônus, mas com todo um cuidado de não ser um ‘caça-níquel’, pois escolhemos músicas antigas não radiofônicas”, diz.
 Parte das músicas novas pode ser conferida ao vivo hoje, em apresentação em São Paulo, no Sesc Belenzinho (Rua Padre Adelino, 1000. Tel.: 2076-9700), a partir das 21h30. Os ingressos estão esgotados. 

 Como o show faz parte do Projeto Álbum, que revisita obras marcantes, o Raimundos também apresentará seu primeiro CD, homônimo, na íntegra. Digão conta que já tocaram o disco inteiro ao vivo. É dele que saltam faixas como Palhas do Coqueiro, Minha Cunhada, Marujo e Nega Jurema. “É engraçado ver como éramos simples e diretos. Está sendo bom revisitar as origens para enraizar mais ainda essa nossa retomada”, diz Digão. 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados