Meu reino por um sofá

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Miriam Gimenes

Depois de um dia cansativo de trabalho, não há nada melhor do que chegar em casa, tomar banho e descansar no sofá. Esse móvel, que foi criado para ser usado como trono dos governantes árabes na antiguidade, é imprescindível em uma casa. Se você gosta de saber o que tem de novidade para a sala e outros ambientes, vale a pena conferir o que será exposto na 19ª edição da feira Abimad (Associação Brasileira das Indústrias de Móveis de Alta Decoração), que acontecerá de terça a sexta-feira (3 a 6), no Expo Center Norte, em São Paulo.

 
 
O presidente da Abimad, Michel Otte, diz que os móveis vêm se adaptando à nova forma de projetar e decorar casas e apartamentos. “Como os ambientes passaram cada vez mais a serem integrados, e com a forte valorização dos locais de convívio, os móveis adotaram características menos formais, com grande mistura de materiais e modelos. A busca pelo conforto, acima da estética, também ganhou destaque nesse movimento”, diz. E neste caso, o sofá é protagonista (veja box ao lado).
 
Já a principal tendência, segundo o especialista, é primar por mobiliário em cor neutra. “Peças com cores fortes, depois de um curto prazo, você já deseja substituir e, no momento, a economia não permite mudanças constantes na decoração. Já os tons neutros podem ser utilizados por um período maior.” Dica: as cores fortes ficam para objetos decorativos, que podem ser trocados com facilidade.
 
Confortável
Thayse C. Freiberger, que trabalha no marketing da Bell’Arte Indústria de Estofados, uma das expositoras da Abimad, diz que o sofá é a estrela da casa. “É o palco onde tudo acontece: recebemos amigos, conversamos, relaxamos, assistimos a TV, ficamos com a família etc. O sofá ideal para cada ambiente depende do estilo da decoração da casa, do espaço da sala, do gosto pessoal e da finalidade do ambiente.” Os móveis confortáveis com sistemas de alongamento de assentos e encostos devem ser usados nas salas de home. Já para as salas de estar utilizadas para receber visitas, Thayse indica os sofás de living, que têm profundidade menor e permitem que a pessoa sente de maneira ereta. Entre as opções estão os mais modernos, com linhas retas e marcantes, e também os mais clássicos, com pontos puxados ou capitonê (o acolchoado dividido por pontos feitos com cordões ou fios grossos).



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados