Fotografia e saudade em exposição

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Miriam Gimenes

A imagem impressa em um papel é o registro de uma cena do passado. E com ela, principalmente para o autor, vêm sempre os cheiros, sensações e memórias que envolvem a foto. É com essa proposta que abre amanhã a mostra A Arte da Lembrança – Saudade na Fotografia Brasileira, no Itaú Cultural (Avenida Paulista, 149), às 14h. A curadoria é de Diógenes Moura.

Ao todo são cerca de 100 imagens de 36 artistas brasileiros, entre eles o fotógrafo do Diário Nário Barbosa. Ele terá na exposição duas fotos que fazem parte do acervo pessoal de Rubens Fernandes Junior – jornalista, curador e crítico de fotografia – as quais reproduziu e interviu com bordados típicos do Nordeste. “Fiquei lisonjeado porque nesta exposição só tem gente fera, profissionais de nome na fotografia contemporânea”, comemora.

O fotógrafo diz ainda que esta é a segunda vez que o curador o convida para uma exposição com as mesmas fotos. Em 2012, ele participou da A Louca Por Debaixo do Branco, de Fernanda Young. Disposta em dois andares do espaço expositivo do Itaú Cultural, a mostra – que vai até o dia 8 de março – permitirá que o visitante faça um percurso iconográfico de mais de 80 anos de produção, exatamente entre a década de 1930 e 2014. Nela estão imagens de importantes fotógrafos brasileiros como Alcir Lacerda, Marcio Távora, Ademar Manarini, German Lorca, Wagner Almeida, Voltaire Fraga, José Yalenti, Gilvan Barreto, Luiz Braga, Julio Agostinelli e José Oitica Filho.

E não só de fotos será composta a mostra. No último domingo de janeiro e durante os domingos de fevereiro, a exposição terá série de rodas de conversas descontraídas com os educadores do instituto. Entre os assuntos estão fotografia, memória e representação da saudade. Elas devem acontecer às 16h, com disponibilidade para 20 vagas. A exposição será aberta, de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h. A entrada é gratuita.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados