Receitas com tempero alagoano

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Miriam Gimenes

 Se você viajar por uma agência de turismo e fizer o translado até o hotel com receptivo local, prepare-se. Ainda no ônibus o guia vai deixá-lo a par não só das belezas, mas também das delícias de Maceió – que não são poucas. Impossível não ficar com água na boca só com a propaganda.

Uma das primeiras sugestões para quem quer apreciar a gastronomia alagoana é o famoso chiclete de camarão, criado pelo restaurante Imperador do Camarão (praia de Pajuçara) há 15 anos. Calma, não é doce. O nome se dá porque ele é feito com cinco tipos de queijo que, gratinados, ficam puxando. É salteado com azeite de dendê. O preço de um prato grande, que serve bem duas pessoas, é R$ 60. Mas vale a pena cada centavo gasto. E detalhe: o local opera com translado dos hotéis. Quem quiser almoçar ou jantar lá, basta pedir para recepção do hotel avisar com uma hora de antecedência que uma van busca sem custo algum.

Outra receita bastante divulgada pelos alagoanos é o caldo de sururu. Além de saboroso, dizem que o prato é afrodisíaco – e ‘faz subir parede de azulejo, ensaboado e de salto alto’. Bom humor também é o ponto alto da população local. O caldo é comercializado em diversos restaurantes.

PIZZAS
Para os apaixonados por pizzas, duas opções são imperdíveis em Maceió. A primeira fica em Jatiúca e é a Bendita Massa Pizza Bar. Além de ter recheios diferenciados – tem até de picanha – a pizza de lá é retangular e pode medir até meio metro de comprimento. A ideia foi inspirada na tradição do Norte da Itália. Já a Pizzaria Margheritta, em Ponta Verde, tem o formato tradicional, mas sabor ímpar. A sugestão é a pizza Di Parma, recheada com presunto parma e alho frito. O preço médio é R$ 50.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados