Foz do São Francisco esbanja magia

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Miriam Gimenes

 É ao som da música Conquista do Paraíso, de Vangelis, que os turistas avistam a Foz do Rio São Francisco. Pudera. Este éden é um dos principais atrativos alagoanos e fica em Piaçabuçu – a 140 quilômetros do Centro. O acesso é feito de barco em um trajeto que dura cerca de 45 minutos.

Até avistar as areias brancas da foz, onde o ‘Velho Chico’ encontra o mar, é possível ver de que maneira vive a população local, principalmente os pescadores que ficam meses em barracas à beira do rio. No trajeto, o guia de turismo mostra também a vila com casinhas coloridas que serviu de locação para o filme Deus é Brasileiro, feito por Wagner Moura e Antônio Fagundes.

O desembarque, entoado pela música do início do texto, é digno de emoção. Nas dunas, além de conhecer as histórias locais, o turista também pode se banhar nas águas do rio, comprar artesanatos – que são bem baratos, diga-se de passagem – e provar doces alagoanos.

A pedida, para quem é religioso, é comprar uma estátua do santo que dá nome ao rio e batizá-lo em suas águas. Segundo os locais, é garantia de pedido concedido. Outra lenda é que as suas águas rejuvenescem, pelo menos, dez anos. Pelo sim ou pelo não, não custa tentar. Na volta do passeio – que custa cerca de R$ 65 por pessoa na agência local WS Tur –, a embarcação para em um restaurante. O almoço custa R$ 60 e tem o acompanhamento de um explicando cada receita.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados