Ano novo, casa nova

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Miriam Gimenes

Chega o fim do ano e é a hora de checar a lista de promessas para o próximo período. Dez em cada dez pessoas colocam entre as prioridades organizar a casa. Mas será que o item é ticado ao longo dos 12 meses? Se não foi, ainda dá tempo. Renove as energias do seu lar com as dicas da consultora de organização Rose Golizia, da Soluções Casa. “Especialistas em feng shui dizem que é bom tirar o velho para entrar o novo e essa é a principal dica para quem quer começar o ano com energia positiva. Doe o que não usa e abra espaço para conseguir encontrar o que precisa.” Mas tenha atenção: é essencial ir por partes. “Se desmontar a casa toda de uma vez não vai conseguir dar conta de organizar tudo. A dica é escolher um cômodo por dia”, alerta. Segundo Rose, em no máximo cinco dias a tarefa estará cumprida. Siga suas sugestões e comece o ano em uma nova casa.

Sala
A consultora de organização costuma usar uma bandeja na sala. Ela deve ser colocada em cima de um aparador para guardar correspondências, celular e chave do carro. “Isso evita de deixar os móveis bagunçados e ajuda na hora de encontrar quando precisa”, explica. Aqueles que colecionam CDs e DVDs, Rose sugere a organização por tipos (nacional/internacional), aventura, romance, sempre em ordem alfabética, e o mesmo deve ser feito com os livros. Se a casa é grande e há espaço para um bufê, reserve-o para guardar aparelhos de jantar, peças de porcelana e cristal, que são itens usados para eventos especiais.
 
Quartos
É fato que as pessoas têm dificuldade de se desfazer de roupas e acessórios. Procure, então, pensar da seguinte forma: se não usou no último ano, não vai usar mais. Assim, fica mais fácil desapegar. Uma vez separado tudo o que você não usa para doação, dê início à organização. “Nunca desmonte todo o armário de uma vez. Faça por partes, senão fica perdido e não sabe por onde começar. Tire tudo, verifique o que vai precisar e, só assim, limpe o armário”, diz Rose. Para tanto, se o guarda-roupa for branco, ela recomenda sabão de coco diluído em água. Se o local tem facilidade para criar mofo, passe vinagre com o auxílio de pano úmido. “Ele tira resíduo, mofo, conserva o armário limpo por mais tempo e não deixa cheiro”. Depois que o local já estiver seco, comece a arrumar as peças que vão no cabide e organize por tipos e cores. É importante também saber dobrar de forma correta a roupa que vai na gaveta, para não amassar e caber mais. “Com os adolescentes e crianças funciona bem fazer um rolinho, principalmente com as camisetas”, diz a especialista. Já para guardar camisetas nas prateleiras, a dica é boa: faça um molde retangular com um papelão, do tamanho da peça, e use-o para dobrar todas. Além de ficar simétrico, faz caberem de maneira uniforme as roupas no armário.
 
Foto: Andrea Iseki
 
Cozinha
Se o seu armário da cozinha é alto, procure deixar na parte mais baixa o que é usado diariamente. “Na cozinha, a organização é desse jeito: as panelas ficam perto do fogão, temperos perto da pia e por aí vai. Tudo isso facilita a rotina.” Quando vai arrumar a casa de uma cliente, Rose coloca uma bandeja próxima da mesa com tudo que é usado no café da manhã: xícaras, açucareiro, adoçante, achocolatado e cereais. “Assim não é preciso acordar mais cedo para pegar as coisas no armário. Já está tudo ali, basta colocar na mesa e tomar o café. Fica decorativo e prático.” O mesmo processo pode ser feito na geladeira – que deve ser limpa com detergente neutro e vinagre –, com os itens que são usado em cada refeição.
 
Foto: Andrea Iseki
 



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados