Sagas do cinema

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Luís Felipe Soares <br> Do Diário do Grande ABC

O ano promete grandes emoções para a cultura pop nos cinemas. A temporada será recheada com capítulos de algumas das mais populares sagas da história da sétima arte. Cinesséries clássicas e contemporâneas irão disputar a atenção do público na medida em que seus novos filmes cheguem ao mercado, havendo espaço para outro desfile de carros tunados e pilotos sagazes, fuga de dinossauros, briga contra robôs futuristas e o retorno a uma galáxia muito, muito distante. São franquias capazes de mobilizar todo o mundo do entretenimento.

“Elas impactam principalmente a receita dos grandes estúdios porque são algumas das principais franquias ativas hoje em dia. No caso da Disney, que investiu pesado comprando a Lucasfilm e a Marvel em anos recentes, os novos Star Wars e Os Vingadores são frutos desse investimento”, analisa Marcelo Hessel, editor do site Omelete (www.omelete.com.br), especializado em cultura pop em geral. “Todo ano tem suas particularidades, mas 2015 tem, sim, potencial para superar 2014 em termos de bilheteria”, afirma, citando o fim dos filmes de Jogos Vorazes como exemplo de um forte chamariz de arrecadação.

As opções são variadas, mas grande parte das atenções se volta para o renascimento da franquia Star Wars. Desde o lançamento do Episódio III – A Vingança dos Sith (2005), muito se especulou sobre a continuidade da história imortalizada pelo roteirista e diretor George Lucas. Foram necessários dez anos para que o cineasta passasse o projeto para os estúdios Disney, agora responsável pela produção de Star Wars – O Despertar da Força, com lançamento agendado para 17 de dezembro.

Pouco se sabe sobre o sétimo longa-metragem da saga. O diretor J.J. Abrams enlouqueceu os fãs com um breve teaser trailer – atualmente com quase 14 milhões de views no site oficial desde novembro – no qual um misterioso Sith se revela e há cenas com a icônica nave Millennium Falcon. Segundo Hessel, “é sem dúvida a sequência mais esperada, por tudo o que envolve a saga, particularmente o retorno do elenco original (com os atores Mark Hamill, Carrie Fisher e Harrison Ford reprisando os papéis de Luke Skywalker, Princesa Leia e Han Solo, respectivamente)”.

Após ter marcado época nos anos 1990, a fauna de Jurrasic Park volta a chamar a atenção. No filme original, a tensão ocorreu no projeto de um parque teoricamente pronto a ser aberto para visitação. Desta vez, 23 anos depois, o complexo passou por reformulações e é uma grande atração mundial. Jurassic World – O Mundo dos Dinossauros promete outra leva de problemas para que outro grupo de visitantes tente sair vivo do local. Destaque para uma nova raça criada em laboratório pelos humanos.

Marcado pela tragédia da morte do ator Paul Walker (1973-2013) na época das gravações, Velozes e Furiosos 7 passou por reformulações até se confirmar sua chegada às telonas em 2 de abril. Cenas tiveram de ser refeitas e alterações no roteiro foram necessárias para lidar com a perda do intérprete do ex-policial Brian O’Conner. A enorme popularidade, principalmente entre os adolescentes, deve manter a saga urbana no circuito cinematográfico por mais alguns anos, muito pelos recordes de público sendo quebrados a cada episódio.

Claro que os primeiros materiais de divulgação de todos esses filmes são capazes de fazer os olhos dos fãs brilharem, mas sempre existe a preocupação quanto ao trabalho final. Dificilmente uma dessas continuações não terá um enorme retorno financeiro e os espectadores esperam sair satisfeitos com que irão ver nas telas nos próximos meses. “Bilheteria não é sinônimo nem antônimo de qualidade. São duas coisas que não têm relação. Nada impede Jurassic World, por exemplo, de ser o melhor filme de 2015”, diz o representante do Omelete.
 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados