60 anos de Madonna

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Marcela Munhoz

 Madonna Louise Ciccone poderia muito bem estar aproveitando tudo o que conseguiu durante anos de labuta tomando sol em ilha paradisíaca, aparecendo em alguma premiação só para ‘fazer carão’ ou ainda colocar as pernas para o ar – literalmente, já que essa mulher tem flexibilidade invejável por conta dos anos de ioga. Mas não. A abelha-rainha da música pop, que completa 60 anos de vida hoje, é da espécie dos incansáveis. Tudo bem que seu último álbum, Rebel Heart, é de 2015, mas ela está no processo de um novo trabalho musical, para delírio dos fãs.

E aqui não está se falando apenas da área profissional. Madonna nunca ficou para trás também nos quesitos engajamento em diferentes causas humanitárias, como educação de meninas em países do Oriente Médio, e relação com o público, ainda mais após a propagação das redes sociais. Ela também dominou o mundo virtual por completo. No Instagram, a dona de sucessos como Like a Virgin, Like a Prayer, Vogue, Material Girl, só para citar algumas antigas, tem mais de 11 milhões de seguidores e no Facebook, 19 mil.

No YouTube são outros mais de 2 milhões de inscritos. A ferramenta, aliás, fez pesquisa que elencou as dez cidades brasileiras que mais tocam Madonna – a cada 100 mil toques quantos são da cantora em relação às exibições de 2014 a 2018 naquele lugar. A primeira ficou com Arari, no Maranhão, e a oitava, curiosamente, é aqui do Grande ABC, São Caetano.

Na internet, independentemente da plataforma, Madonna pratica um de seus principais mantras, além da polêmica cabala (definida como sabedoria espiritual universal): a autenticidade. Ela compartilha descobertas musicais, apoia novos artistas, posta fotos com seus seis filhos, selfies e mais selfies – como toda boa leonina –, lembranças e também opiniões sobre tudo. Quem gostava de Madonna antes, garante que com ela mais próxima, o amor só aumentou. A nova geração que o diga.

De Diadema, Thales Ryan de Carvalho, 24 anos, é exemplo do quanto a Rainha do Pop nunca parou no tempo. Com 12, o estudante se apaixonou pela música Hung Up e, desde então, se aprofundou na trajetória da cantora. “Ela conseguiu se manter na mídia por mais de 30 anos, se reinventando e não perdendo aquilo que tem em sua essência: a rebeldia e o amor”, conta. Carvalho diz que é fã por vários motivos, entre eles o legado musical, a relevância ao questionar a sociedade e a identificação com suas mensagens e história.

Mateus Rodrigues, 23, de Guaíba, Rio Grande do Sul, também tem Madonna como principal ídolo. Para o cabeleireiro e criador de um dos fãs clube dela no Facebook, em 2012, o sentimento pela artista se resume em verdadeiro amor. “É quase com a mesma intensidade de amar uma mãe. Trata-se de admiração e respeito pela sua carreira e pelo ser humano Madonna.

Rodrigues decidiu criar o grupo para compartilhar o sentimento com pessoas que também a admiram. “Claro, também apresentar seus trabalhos artísticos e sociais para novos fãs.” O cabeleireiro conta que viu um show da artista em 2012, quando ficou cinco dias acampado para pegar o melhor lugar. Mas conseguiu ir além. “Existia o chamado triângulo dourado, sorteio feito minutos antes dos portões abrirem e que dava o direito de ficar ‘dentro do palco’. Foi um dos momentos mais importantes e marcantes da minha vida”, comemora.

Para o aniversário de hoje, como faz todos os anos, organiza um parabéns e um bolo para a diva. “Sempre acontece, nem que eu faça sozinho. Ela merece.” Desta vez, Madonna está apagando as velinhas no Marrocos. É só conferir no Instagram.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados