Registros de muita superação

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Luís Felipe Soares

 As práticas esportivas mais ferrenhas são capazes de levar o corpo e a mente até o limite. Não são todos que aceitam encarar uma longa maratona, andar de bicicleta em complicadas trilhas ou descer de caiaque por duras correntezas. Entre preparo físico invejável, controle das emoções e equipamentos necessários, o principal ingrediente para lidar com esse tipo de desafio é a superação.

É buscando esses momentos nos quais os atletas se mostram quase como super-heróis que o fotógrafo Thiago Diz apresenta a exposição Esporte à Flor da Pele, em cartaz no Sesc São Caetano até dia 28 de fevereiro. Com entrada franca para todo o público, a mostra faz parte do projeto Sesc Verão 2015, com série de ações especiais elaborada para se aproveitar durante o período mais quente do ano.

O acerco com cerca de 30 registros foi montado com material feito desde 2012. Traz a visão do carioca de 35 anos para os esforços de pessoas que colocam aventuras em suas vidas em modalidades ao ar livre, casos do Kitesurf, stand up paddle, natação e corrida. O resultado é uma mescla do drama do suor com belas paisagens.

Formado em Administração, Diz deixou a vida nos escritórios de lado para se dedicar ao universo esportivo – no caso, ao mergulho. Tempos depois, se viu seduzido, mais uma vez, por uma antiga paixão: a fotografia. “Desde pequeno via meus pais com câmeras nas mãos. Tínhamos fotos espalhadas pela casa inteira e sempre foi uma prática nossa ver esse material junto”, recorda o carioca de 35 anos. “Queria me abrir mais para a vida. Voltei a reencontrar a natureza e dei mais importância ainda para os esportes que sempre fiz. Tudo se uniu de maneira meio que automática.”

Trata-se da primeira mostra de sua carreira. No material estão cliques feitos em uma ultramaratona no deserto do Atacama (Chile), na travessia de caiaque pela ilha de Fernando de Noronha (Rio de Janeiro) ou durante sessão de surf em Mentawai (Indonésia). Segundo Diz, “o convite me fez retornar para toda minha carreira nos últimos anos e vê-la de outra forma. Nunca tinha feito uma seleção com as melhores fotos. Voltar para para esse material foi um aprendizado para mim e será para quem for à exposição”.

Para quem imagina que fazer esse tipo de fotografia é fácil, ele atenta para os esforços necessários para quem também está atrás da câmera.“É o tipo de projeto que só quem é atleta pode fazer, estando aberto a desafios mil. O grande barato é captar o espírito dessas pessoas. Como fotógrafo, toda vez que eu visualizo uma foto que exige certo esforço físico também aparece a preguiça, e é quando vou ter algo especial. Acaba sendo uma sensibilidade mesmo”, explica, ressaltando o pré-estudo da atividade como um dos pontos principais.

Esporte à Flor da Pele – Exposição. No Sesc São Caetano – Rua Piauí, 554. Tel.: 4223-8800. Seg. a quin., das 7h às 21h30; sex., das 7h às 19h; sáb., das 8h às 17h30. Grátis. Até 28 de fevereiro.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados