Show de habilidades

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Miriam Gimenes

 A arte de manipular objetos com destreza não é para qualquer um. Requer treinamento e também talento, substantivos que não faltam para time que fará parte de amanhã até 29 de abril do projeto Malabaristicamente, no Sesc Santo André. Repleto de números circenses e companhias de artistas especializados na técnica de malabarizar com diferentes objetos, as apresentações são gratuitas e acontecem aos fins de semana.

Entre as apresentações programadas estão performances que envolvem palhaçaria, circo-teatro, circo contemporâneo e clássico e, claro, muito malabarismo. Fazem também parte deste projeto os tradicionais Cabarés, em que artistas interagem entre si e com o público em um jogo cênico sempre bem-humorado e divertido.

A apresentação inaugural será do Projeto Fusões/Experimentos, idealizado pelo Nem (Núcleo de Experimentos Malabarísticos), a ser realizada, a partir das 16h, na área de convivência do Sesc. Nela, os malabaristas César Lopes, Duba Becker e Fernando Proença exibem os estilos do malabarismo e colocam em cena técnicas avançadas. Também abrem espaço para o público, que propõe desafios aos artistas e comandam o rumo do espetáculo. “Nós nos apresentamos com um DJ e improvisamos os malabares com tudo que tem em cena. Para mim acaba sendo um formato diferente do que costumo trabalhar, que é me apresentando como palhaço”, diz Duba.

Ele, que começou a fazer sua arte no farol e formou uma família no circo, diz que este projeto só agrega aos profissionais. “Durante as apresentações temos malabaristas de todo tipo, desde o de circo tradicional, que estão saindo e vendo outras formas de apresentar, quanto outros que têm essa formação da rua, dos faróis. O projeto instrui e mostra outras linguagens para essa vertente, é incrível.”

Becker faz parte também da Cia. Suno, que apresentará, no dia 25, o Malabaré Calabares. O espetáculo é comandado pelo mestre de cerimônias e palhaço Guga Cacilhas, perito em malabarizar palavras e sílabas. Artistas renomados levam os espectadores a conhecerem truques com os mais variados objetos, como claves, aros, chapéus, cigar boxes, bolas, cones, pandeiros, livros e xícaras. O espetáculo é dirigido por Helena Figueira e traz artistas que jogam até dez claves e aros simultaneamente.

O Sesc Santo André fica na Rua Tamarutaca, 302, e a programação completa do projeto pode ser vista no site sescsp.org.br/santoandre.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados