Finalistas na corrida rumo ao ouro

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Luís Felipe Soares

A sorte está lançada para o Oscar 2015. Foram revelados ontem os indicados para a 87ª edição da mais prestigiada premiação do cinema mundial. O anúncio ocorreu em Beverly Hills, nos Estados Unidos, e contou com a participação do ator Chris Pine, os diretores J.J. Abrams e Alfonso Cuaron e pela presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, Cheryl Boone Isaacs, para os detalhes das 24 categorias. A cerimônia de entrega das estatuetas será em 22 de fevereiro, no Teatro Dolby, em Los Angeles.

Quem aparece na dianteira para a ‘corrida ao ouro’ são ''Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)'' e ''O Grande Hotel Budapeste'', ambos com nove indicações, incluindo na disputa por melhor filme (veja lista completa abaixo). ''O Jogo da Imitação'' aparece com oito lembranças, seguido por ''Boyhood: Da Infância à Juventude'', finalista em seis categorias – este último vencedor do Globo de Ouro como melhor filme drama.

A veterana Meryl Streep acumulou a 19ª indicação, desta vez como melhor atriz coadjuvante pelo musical ''Caminhos da Floresta'', mas ela terá de torcer contra a favorita Patricia Arquette (''Boyhood''). Entre os homens, todas as atenções se voltam para o belo trabalho de um então sumido Michael Keaton (''Birdman'').

O único toque brasileiro na festa fica por conta do renomado fotógrafo Sebastião Salgado, que tem sua vida e os 40 anos de carreira analisados em ''O Sal da Terra'', concorrente como melhor documentário. Trata-se de projeto do alemão Wim Wenders em parceria com Juliano Ribeiro Salgado, filho do protagonista. Apesar da presença do diretor brasileiro, a produção é europeia. Premiado em Cannes, na França, e com passagem pelo Festival do Rio em 2014, o título tem previsão marcada para o circuito comercial em março.

Pré-indicado, o curta-metragem nacional ''O Caminhão do Meu Pai'', de Mauricio Osaki, não ficou entre os finalistas.

Na festa de gala, o cargo de mestre de cerimônias será do ator Neil Patrick Harris, conhecido por participação na série ''How I Met Your Mother''.

MELHOR FILME

- ''Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)'' (Estreia dia 29)
- ''Boyhood – Da Infância à Juventude'' (Em cartaz)
- ''O Grande Hotel Budapeste'' (Fora de cartaz)
- ''O Jogo da Imitação'' (Estreia dia 5)
- ''Selma'' (Sem previsão)
- ''Sniper Americano'' (Estreia dia 19 de fevereiro)
- ''A Teoria de Tudo'' (Estreia dia 29)
- ''Whiplash – Em Busca da Perfeição'' (Em cartaz)

 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados